Cidadania em Ação – Um projeto de animação sociocultural nas Escolas do 1º Ciclo

Durante a corrente semana, entre os dias 16 e 19 de janeiro, as Escolas do 1º Ciclo do Entroncamento, receberam o projeto CIDADANIA EM AÇÃO, que reuniu um conjunto de atividades de animação sociocultural, no âmbito do tema da Cidadania.

Este projeto da responsabilidade e organização do Município do Entroncamento com o apoio do Agrupamento de Escolas da Cidade do Entroncamento foi dinamizado pelos técnicos Municipais, do CLDS e pelos Bombeiros Voluntários do Entroncamento.

Este projeto surge no seguimento de uma atividade realizada em maio de 2017 pelo Município e que teve uma aceitação muito positiva, nesse sentido o Município alargou a atividade às escolas do 1º Ciclo do concelho.

Desta forma a comunidade escolar local fez uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre a cidadania e a participação.

Foram desenvolvidas várias atividades, cujo o mote foi "CIDADANIA EM AÇÃO", nomeadamente no âmbito da educação ambiental, da educação, do trânsito e cidadania, havendo ainda uma demonstração de suporte básico de vida como objetivo de PARAR, PENSAR e AGIR em prol da Cidadania e Igualdade.

Estiveram envolvidos os 3º anos da Escola Básica António Gedeão, Escola Básica da Zona Verde, Escola Básica do Bonito e turmas da EB1 do Centro Paroquial do Entroncamento e da EB1 do Jardim Escola João de Deus.

Esta atividade envolveu aproximadamente 240 crianças.