“A sua opinião conta!” | Consulta Pública sobre a Escola das Tílias

CPublica EScola Tilias 1

Decorreu no dia 9 de março, a consulta pública “A sua opinião conta!” sobre a requalificação da Escola das Tílias. Apesar da noite chuvosa, os munícipes aceitaram o repto lançado pelo executivo Municipal e marcaram presença.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, apresentou o projeto para aquele espaço, nomeadamente para o edifício, para a zona envolvente e o seu destino após a requalificação.

“Um edifício sem grande dimensão arquitetónica mas com muitas memórias”, referiu Jorge Faria e explicou aos presentes que o projeto de requalificação pretende que o espaço faça a ligação entre essas memórias do passado com o futuro.

O espaço exterior vai dar lugar a uma praça, que trará dignidade a esta zona da cidade, nomeadamente à Rua 1º de Maio e à zona que circunda a Igreja Nossa Senhora de Fátima, uma obra que se prevê iniciar até ao final do ano, uma proposta que agradou a todos os presentes.

Relativamente ao edifício o projeto apresentado é arrojado, com um toque de modernidade, em que o edifício é envolvido por uma cobertura, “a ideia do moderno envolver as nossas memórias”, referiu o Vice-Presidente, Carlos Amaro. Esta modernidade que se pretende dar ao Edifício, pretende também criar uma continuidade da modernidade que a praça exterior trará aquela zona.

Quanto ao projeto de requalificação do edifício, foram várias as opiniões dos presentes, alguns manifestaram-se agradados pela modernidade do espaço, outros porém mostraram algumas reservas a essa abordagem.

O Presidente da Câmara Municipal, referiu que o projeto do exterior está quase fechado e definido mas que o projeto do edifício ainda está em aberto e que as opiniões manifestadas serão tidas em conta no avançar deste processo e manifestou total abertura para receber mais opiniões.

O futuro do espaço foi outra das questões abordadas e algumas ideias ganham consistência, como um Centro para a Juventude com ligação às artes, assim como um Núcleo Museológico do Insólito e dos Fenómenos, pela conexão que existe entre esta temática e a cidade do Entroncamento.

O executivo apelou aos munícipes que tenham ideias e opiniões para a Escola das Tílias, para as fazerem chegar por e-mail porque todas as opiniões são válidas e podem contribuir para melhorar este espaço de todos e para todos.

EscolaTilias 1 EscolaTilias 2