"A Terra Treme” - Exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico

No dia 5 de novembro, realizou-se nos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e no Jardim de Infância Encoprof, o exercício nacional “A TERRA TREME”.

Este exercício, que visa o simulacro do que se deve fazer em caso de ocorrência sísmica, foi promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil em conjunto com a Câmara Municipal do Entroncamento e destinou-se aos mais novos, que treinaram os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Nas escolas do concelho os professores escrevem no quadro o nome dos alunos presentes em cada dia, na sala de aula, e em caso de alguma ocorrência que seja necessária a evacuação da sala, o professor é o ultimo a sair e responsável pela verificação da saída de todos os alunos.

Para além da prática dos 3 gestos básicos, o exercício “A TERRA TREME” pretende promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

Galeria de fotografias