Município do Entroncamento implementa Plano Local de Leitura

Plano Nacional Leitura 2

Atividades de promoção do livro e de hábitos de leitura para crianças, jovens e adultos

Município do Entroncamento implementa Plano Local de Leitura

O Município do Entroncamento assinou no passado dia 6 de março o Acordo de Parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, com o objetivo de promover hábitos de leitura em crianças, jovens e adultos, através de várias atividades integradas no Plano Local de Leitura.

Março é o mês do Livro e da Leitura e marca assim o arranque deste Plano Local, que terá por base as linhas estratégicas do PNL e que se pretende ambicioso envolvendo as famílias, escolas, associações e entidades públicas e privadas do concelho.

O Plano Nacional de Leitura lançou o repto a uma dezena de autarquias, entre as quais o Entroncamento, uma vez que reuniam um conjunto de condições e características para iniciar este trabalho conjunto, nomeadamente os planos de leitura em desenvolvimento e a experiência na promoção da leitura, do trabalho com escolas, bibliotecas e outros agentes educativos e culturais.

A vereadora Tília Nunes refere que “O Plano Local de Leitura implementará várias ações no âmbito da formação, conferências, concursos e projetos com impacto nas práticas de leitura da comunidade em geral, reforçando desta forma o compromisso e a responsabilidade do Município na promoção da literacia.”

Um dos projetos que se encontra em desenvolvimento é a descentralização da Biblioteca Municipal, com “Os livros viajam pela cidade”, que tem o objetivo de aproximar os livros das pessoas, permitindo a leitura ou a requisição em outros serviços do Município, no momento já é possível fazê-lo no Posto de Turismo e a curto prazo haverá novas viagens.

No âmbito do mês da leitura estão agendadas várias atividades dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento:

- 11 de março | Teatro "Pássaro de Alma" | alunos dos 3º e 4º anos;

- 14 de março | Encontro dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos com a escritora Joana Bértholo;
- 14 de março | Teatro “Para ti, Sophia” | alunos dos 5º e 6º anos;
- 15 de março | Teatro “20Dizer” | alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos).