Acordo de Geminação entre os Municípios de Entroncamento e Friedberg assinado no Dia da Cidade

Capa Acordo Geminação

Decorreu hoje, dia 20 de junho de 2019, dia do 28º Aniversário da Elevação do Entroncamento a Cidade, a Cerimónia de Assinatura da Renovação do Acordo de Geminação entre os Municípios de Entroncamento e Friedberg.

Presentes no evento estiveram o Presidente do Município de Villiers-sur-Marne, cidade de França, geminada com o Entroncamento, desde 3 de dezembro de 1989; o Presidente de Mosteiros, cidade de Cabo-Verde, geminada com o Entroncamento desde 22 de maio de 1997 e o Presidente de Friedberg, cidade da Alemanha, que em conjunto com o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, assinam o presente Acordo de Geminação:

“Nós os presidentes das Câmaras Municipais, livremente eleitos pelos cidadãos das cidades do Entroncamento – Portugal e de Friedberg/Hessen – Alemanha, declaramos hoje, perante os cidadãos de ambas as cidades, a intenção de continuar a intensificar o já iniciado caminho de amizade, selando formalmente esta ligação.

Com o envolvimento dos cidadãos de Entroncamento e Friedberg, iremos promover, em conjunto, a cultura, o turismo, o intercâmbio e a amizade entre os habitantes destas duas cidades, bem como de alunos e desportistas, num espirito de pacifico entendimento internacional.

Com a assinatura deste Acordo, explicitamos o nosso desejo comum de continuar a cultivar, no futuro, as relações de amizade já existentes, transmitindo a nossa herança única, às futuras gerações, promovendo novos contactos e iniciando novos projetos.

Entroncamento, 20 de junho de 2019

Jorge Manuel Alves de Faria (Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento)
Dirk Antkowiak (Presidente da Câmara Municipal de Friedberg)”

Perante vários convidados, os Presidentes dos Municípios do Entroncamento, Friedberg, Villiers-sur-Marne e Mosteiros, realçaram os fortes laços de amizade e cooperação que ligam as cidades geminadas, salientando todo o trabalho feito até agora, não só a nível de cooperação institucional, mas também do envolvimento das populações, das associações locais e dos jovens, num trabalho de troca de experiências que fortalece o intercâmbio e enriquece todos os municípios.

Galeria de fotografias AQUI