Município adquire Kit de eliminação de ninhos de vespa Velutina

Vespa HP

O Município do Entroncamento, preocupado com a recente proliferação da Vespa Velutina, adquiriu recentemente o Sistema SISTRAQ à Associação de Modelismo do Centro de Portugal para eliminação de ninhos de Vespa Velutina.

O equipamento de intervenção é composto por uma cana de carbono e alumínio para intervenção de ninhos até 15 metros e equipada com bomba elétrica e depósito de químico. Os tubos utilizados são de baixo valor residual (3mm) para reduzir ao máximo a quantidade de químico, e respetivo impacto ambiental, alimentando o sistema uma bateria de polímeros de lítio, e respetivo carregador. O equipamento de proteção individual, compreende 2 fatos de tecido nylon duplo e arejados, com viseira e luvas.

Os equipamentos são propriedade do Município do Entroncamento e serão operados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento.

Conselhos úteis:
• Em caso de avistamento da vespa velutina observe se existem sinais de ninho em redor;
• A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deverá ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil ou à Junta de Freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita;
• A destruição dos ninhos deve ser feita por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão;
• Em caso de picada, se for alérgico, deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.