Capa Fenomenos

O Município do Entroncamento recebeu o Selo de Nomeado enquanto candidato à edição das 7 Maravilhas Maravilhas da Cultura Popular a decorrer este ano de 2020, na categoria de Lendas e Mitos: Terra dos Fenómenos.

O concurso 7 maravilhas da Cultura Popular pretende elevar o património cultural material e imaterial de Portugal elevando a cultura popular a um patamar de causa pública.

O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país.

Notícia Candidatura - AQUI

06.04.2020 | Reunião Câmara Municipal transmitida em direto

brasão

Atendendo à conjuntura atual, foram criadas medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela doença COVID-19, entre as quais a suspensão da obrigatoriedade de realização pública das reuniões dos órgãos deliberativos e executivos dos municípios, até ao dia 30 de junho de 2020, sem prejuízo da sua gravação e colocação no sítio eletrónico da autarquia sempre que tecnicamente viável.

Assim, a reunião de Câmara do Entroncamento, do próximo dia 06 de abril, não terá participação pública em cumprimento do disposto no artigo 3.º n.º 2 da Lei 1-A/2020, de 19 de março.

A reunião será realizada por vídeo conferência em ambiente de sala de reunião virtual, sendo possível acompanhar a mesma em direto ou assistir em diferido à Reunião de Câmara na página do Município do Entroncamento da plataforma Youtube.

Município prepara resposta de alojamento e logistica

Camas Covid 19 HP

Jorge Faria espera que não exista necessidade de acionar estes meios, mas tudo fará para que estejamos preparados

O Município do Entroncamento, no âmbito do Plano Operacional Municipal – “COVID-19”, está a desenvolver uma resposta de alojamento e logística, para fazer face a eventuais situações de emergência.

Nesta primeira fase estão disponíveis 170 camas, com possibilidade de reforço, que estão orientadas para uma pronta resposta a uma eventual necessidade de alojamento massificado, incluindo o acolhimento de utentes e funcionários dos Lares e Unidade de Cuidados Continuados da SCME e da Associação de Lares Ferroviários.

O Pavilhão da Escola EB 2/3 Dr. Ruy d’Andrade conta com uma capacidade instalada de 70 camas, tendo os hotéis da cidade disponibilizado mais 76 camas e o Hospital de S. João Baptista (SCME) 24 camas.

O Município do Entroncamento criou ainda condições de acolhimento para um eventual reforço extraordinário dos operacionais do CDOS e também para os operacionais do Corpo de Bombeiros Voluntários que que possam vir a ter necessidade de permanecer em quarentena ou isolamento, com recurso a instalaçõess do Município e da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima.

A operacionalização desta resposta é o resultado do esforço conjunto entre o Município do Entroncamento as entidades cooperantes da Proteção Civil e em particular, na cedência imediata de quartos, pelo Hotel Gameiro e Hotel D. João, a pronta colaboração do Regimento de Manutenção, que disponibilizou várias camas completas, realizou o transporte e auxiliou na sua montagem, do Corpo de Bombeiros Voluntários, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, das IPSS e das Juntas de Freguesia.

O Município do Entroncamento continuará a trabalhar na implementação de medidas adequadas à prevenção da pandemia COVID 19, que visem não só a minimização do contágio no concelho antecipando as necessidades, mas, também, no apoio à população mais vulnerável, endereçando o seu profundo agradecimento a todas as equipas de funcionários da Câmara Municipal do Entroncamento, aos voluntários e às entidades externas que têm colaborado desde o primeiro minuto.

POM - Plano Operações Municipal - Covid 19

banner corona banner

POM - Plano Operações  Municipal Entroncamento - Covid 19

O POM - Plano de Operações Municipal tem o obectivo de efetuar uma matriz de planeamento flexível para fazer face à pandemia de Covid 19, que adote uma metodologia operacional que permita minimizar o impacto da difusão da doençano que respeita as possiveis disfunções nos Corpos de Bombeiros e estruturas opercaionais dos diversos serviços, agentes e entidades, a fim de garantir, tanto quanto possível, a continuidade da prestação de socorro e dos demais serviços inerentes à garantia de saúde pública.

Consulte o POM - AQUI

Covid 19 - Suspensão Temporária de Vacinação Antirrábica, controlo e vigilância de outras zoonoses

banner corona banner

Em cumprimento do Despacho n.º 3889/2020, de 30 de Março, do Diretor Geral de Alimentação e Veterinária, tendo em conta as medidas de emergência para controlo da COVID-19, e de forma a não propiciar a ocorrência de ajuntamentos de pessoas, informamos que se encontra suspensa temporariamente a campanha de vacinação antirrábica, de controlo e vigilância de outras zoonoses, até à publicação de novo Despacho que determine o seu reinício.

Ponto de situação | Concelho do Entroncamento | Covid 19

BannerCoronaVirus2019

A Câmara Municipal do Entroncamento e o Serviço Municipal de Proteção Civil fazem diariamente, cerca das 13h00, um ponto de situação em relação à pandemia do Covid 19, no concelho do Entroncamento.

Atualização:

Ponto de Situação - 6.4.2020

Ponto de Situação - 5.4.2020

Ponto de Situação - 4.4.2020

Ponto de Situação - 3.4.2020

Ponto de Situação - 2.4.2020

Ponto de Situação - 1.4.2020

Ponto de Situação - 31.3.2020 - retificação às 16h30m pela Autoridade de Saúde Local

Ponto de Situação - 30.3.2020

Ponto de Situação - 29.3.2020