Município do Entroncamento recolheu 94 kg de pilhas e baterias usadas para ajudar o IPO

O Município do Entroncamento associou-se mais uma vez ao Peditório de Recolha de Pilhas, promovida pela Ecopilhas, e distribuiu na cidade diversos pilhões.

A 9ª edição desta iniciativa solidária terminou no dia 31 de dezembro e no concelho do Entroncamento foram recolhidos 94 kg de pilhas e baterias usadas, um valor superior ao do ano de 2017, o que demonstra a preocupação de cada um pela melhoria do ambiente.

As pilhas e baterias recolhidas foram entregues, simbolicamente, pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, acompanhado do executivo a tempo inteiro e alguns funcionários, ao Ribas e ao EPI (mascotes da Resitejo).

O Presidente da Câmara Municipal agradece a todos os munícipes a contribuição para esta causa, pois este simples gesto além de proteger o ambiente reverte a favor do Instituto Português de Oncologia – IPO e todos são essenciais na defesa do meio ambiente e da saúde pública.

Orquestra Típica Albicastrense em concerto no Centro Cultural

Destaque Orquestra

Entro.Culturas promove a música Folclórica da Beira Baixa

No próximo dia 3 de fevereiro, pelas 21h30, o Centro Cultural do Entroncamento acolhe o Concerto da Orquestra Típica Albicastrense, integrado no Projeto Entro.Culturas.

Considerada o Ex-libris da Beira Baixa, a orquestra fundada em 1956, pela albicastrense e grande artista de acordeão, Eugénia Lima, foi apresentada ao público em Fevereiro de 1957.

O seu reportório é constituído pela mais expressiva música folclórica da província da Beira Baixa, desde as modas de lazer, de folgar, de trabalho e romarias.

A orquestra é dirigida pelo maestro Carlos Salvado, desde 1991 e é composta por 50 elementos e congrega uma escola de música, que tem tido um papel de extrema importância na formação de músicos e na continuidade deste projeto.

Com um percurso musical de referência, com milhares de espetáculos realizados, vários trabalhos discográficos e várias distinções na área da música, das quais destacamos a Medalha de Mérito Artístico atribuída pelo Ministério da Cultura.

A Vereadora da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura, Dra. Tilia Nunes, refere que “o projeto Entro.Culturas pretende promover o conceito de partilha, através das artes, motivando as pessoas a participar na vivência da cidade. Neste concerto a orquestra e o público partilham a música, uma música que conta histórias, a história da Beira Baixa”.

O espetáculo será de entradas livres e é dirigido ao público em geral.

18 e 19 janeiro | Encerramento total do trânsito na Rua D. Nuno Álvares Pereira

No âmbito da empreitada de Requalificação do Cineteatro S. João, nos próximos dias 18 e 19 de janeiro, o Município irá proceder ao encerramento total de trânsito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, no troço compreendido entre a Rua D. João de Castro e a Rua D. Inês de Castro.

A necessidade do encerramento prende-se com a ocupação da via para se efetuar a carga dos produtos resultantes da demolição do imóvel contíguo ao Cineteatro S. João.

O Município do Entroncamento agradece a compreensão pelos eventuais incómodos causados por este constrangimento, decorrente da valorização deste importante equipamento municipal.

Celebração do Carnaval com Atelier de Máscaras e Pinturas Faciais

Destaque Mascaras

O Município do Entroncamento realiza no dia 10 de fevereiro, entre as 16h00 e as 18h00, na sala dos Serviços Culturais, um Atelier de Máscaras e Pinturas Faciais dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos.

O Carnaval é uma época de fantasia para os mais novos, sendo que não existe Carnaval sem máscaras, e nesse sentido este Atelier pretende através da expressão plástica dar largas ao imaginário, através das cores, das tintas e dos pincéis.

Assim, os pequenos reis e rainhas poderão decorar a sua própria máscara, com recurso a diferentes materiais, ideias, moldes e sobretudo com muita criatividade.

Esta atividade pretende dinamizar a cultura e o lazer junto das crianças, reafirmando as tradições culturais desta época festiva.

O Atelier é limitado a 10 participantes e carece de inscrição nos serviços Culturais da C.M.E. ou através do email: cultura@cm-entroncamento.pt

Corte do Abastecimento de Água - Urbanização do Olival

Por motivos da execução dos trabalhos inerentes à empreitada de "Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água na Urbanização do Olival”, informa-se que se torna necessário proceder ao Corte do Abastecimento de Água, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2018, entre as 09:00 horas e as 11:30 horas, nas seguintes ruas:

- Rua Alexandre Herculano

- Rua Fialho de Almeida

- Rua Júlio Dinis

- Rua Ramalho Ortigão

- Rua Eça de Queiroz

- Rua Camilo Castelo Branco

- Rua António Feliciano Castilho

- Rua Almeida Garret

Esta situação poderá trazer alguns transtornos aos munícipes pelo que a Câmara Municipal solicita desde já a melhor compreensão para os eventuais problemas que poderão ocorrer.

Planta da zona abrangida

24 Janeiro | 4º Aniversário Entroncamento Night Runner's

Para assinalar a data está marcada uma caminhada e corrida (entre 6 a 8 Km), de forma a se ajustar aos diferentes grupos participantes.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Faria, com o pelouro do Desporto e Vida Saudável afirma que “…estimular a prática desportiva e a adoção de estilos de vida saudáveis são premissas que temos na promoção do bem estar da comunidade. Quer com iniciativas promovidas diretamente pelo Município, assim como com o apoio às atividades organizadas pelas Associações locais.”

A concentração está prevista às 20h15 no Pavilhão Desportivo Municipal, esta atividade é dirigida à população em geral e a participação é livre.

Todas as quarta-feiras, a atividade é composta por duas modalidades que permite o participante optar pela caminhada ou pela corrida, sendo efetuado um percurso diferente pela cidade, todas as semanas.