Exposição "Antero Guerra - Desenho e Pintura" na Galeria Municipal

Vai estar patente de 30 de julho a 11 de agosto na Galeria Municipal do Entroncamento, uma exposição de Desenho e Pintura da autoria de Antero Guerra.

A exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 30 de julho, pelas 17h00 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.

Antero Guerra nasceu no ano de 1957, numa pequena aldeia do centro de Portugal. Oriundo de uma família de poucos recursos, começou a trabalhar desde muito cedo. Mas muito cedo, também, descobriu a grande vocação para as artes visuais. Na sua juventude envolveu-se profundamente nas artes da fotografia, pintura e cinema – o filme super 8 e mais tarde o vídeo.

Participou em dezenas de exposições de pintura e fotografia, coletivas ou individuais. No entanto todo o seu trabalho realizado revestiu-se sempre da característica da experimentalidade e de permanente autoaprendizagem. Na década de 80 abraçou uma carreira profissional nas áreas do vídeo e artes gráficas. Também por esse tempo colaborou em várias atividades associativas, políticas e jornalísticas.

O desenho e a pintura permaneceram adormecidos, praticamente, durante quase três décadas até ao ano de 2010. Para trás ficam o Prémio Nacional de Tapeçaria, prémio RTP de vídeo, prémios e menções em fotografia, primeira participação ibérica no Tokyo Vídeo Festival, Mostra de Arte-Digital nos EUA, entre outros.

Nesta “reentrada”, ao contrário da linguagem minimalista ou surrealista do tempo de juventude, decidiu optar por um estilo de realismo clássico e retrato pela necessidade imperativa da reaprendizagem, autodisciplina e treino de métodos. Num processo imparável e de acelerado aperfeiçoamento, a sua produção atingiu já altos níveis quantitativos e qualitativos. Começou a expor os novos trabalhos em 2013.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.

Cartaz