Exposição Comemorativa do 125º Aniversário do Correio do Ribatejo patente na Junta de Freguesia de São João Baptista

A Junta de Freguesia de São João Baptista recebe de 24 de novembro a 7 de dezembro, a Exposição Comemorativa do 125º Aniversário do Correio do Ribatejo.

A exposição, integrada nas Comemorações do 71º Aniversário do Concelho do Entroncamento, será inaugurada no próximo dia 24 de novembro, e poderá ser visitada na Junta de Freguesia durante o horário de expediente da mesma.

O Jornal Correio do Ribatejo festejou, a 9 de Abril de 2016, os 125 anos de publicações ininterruptas. O Jornal foi fundado a 9 de Abril de 1891 pelo ribeirense João Arruda (1868-1934) sob o nome de Correio da Extremadura, mas com o olhar na criação de uma nova região, o Ribatejo. Ao longo de décadas, o Jornal passou por revoltas, mudanças políticas e movimentos sociais, defendendo sempre os interesses da sua região e do seu distrito.

A exposição comemorativa do 125.º aniversário é composta por 5 roolup e aborda a história do Jornal desde a sua fundação até à actualidade. O primeiro roolup descreve o percurso do jornal entre 1891 e 1934, ano da morte do seu director João Arruda. O segundo roolup está balizado entre 1934 e 1945, ano em que o Jornal se passou a chamar Correio do Ribatejo. Durante este período, o semanário passou a ser dirigido pelo advogado Virgílio Arruda (1905-1989). O terceiro roolup retrata a vida do Jornal e da sua tipografia nas décadas de 50 e 60 do século XX. Os anos da democracia e a direcção do jornalista Bernardo Figueiredo Duarte (1928-2001), a partir de 1989, são descritos no quarto roolup. No último roolup apresenta-se os desafios no futuro de um centenário Jornal em papel com ligações às novas aplicações informáticas.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.