Designações toponímicas para ruas e largos

Foi aprovado na reunião de Câmara de 21 de novembro, a informação apresentada pela Comissão de Toponímia para a atribuição de nomes para ruas e largos do concelho.

As atribuições apresentadas e aprovadas são:

Rua Casal do Bonito: início na Avenida das Forças Armadas e fim no limite do Concelho; (referências na tradição da toponímia local)

Rua José Canelo: início na Rua Casal do Bonito e fim na Avenida das Forças Armadas; (atleta do Entroncamento, dedicou toda a sua vida à prática da modalidade de atletismo, tendo-se consagrado campeão mundial)

Rua Fernando Pedro Garcia: início na Rua da Barroca e fim na Avenida das Forças Armadas; (Dirigente Associativo e autarca)

Rua Ti Maurício: início e fim na Rua Casal da Galharda (arruamento de acesso às garagens); (Popular figura do Concelho)

Rua Silvino dos Jornais: início e fim na Rua dos Lusíadas (arruamento de acesso às garagens); (Popular figura do Concelho – Ardina)

Rua António Feio: início na Rua Fernando Eiró e fim na Rua Carlos Madeira Freire (Ator e Encenador português. Em 2010 foi agraciado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique)

Praceta José Pereira da Cunha: início na Rua José Maria Valente de Carvalho e fim na Rua Eng.º Henrique Gomes da Silva; (Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento de janeiro de 1986 a dezembro de 2001)

Largo Casal do Saldanha: início no Largo da Fraternidade e fim na Praça da Comunidade Europeia; (tradição da toponímia local)

Rua Artur Dias Morga: início na Rua das Gouveias (arruamento sem saída); (Capitão do Exército Português, foi comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento desde 1978 até 1997 quando passou ao Quadro Honorário e Coordenador da Proteção Civil Municipal)

Rua das Indústrias: início na Rua Eng.º Ferreira de Mesquita e fim no limite sul da Zona Industrial; (tipologia dos lotes)

Rua dos Armazéns: início na Rua de São João (concelho de Torres Novas) e fim na Rua dos Operários; (tipologia dos lotes)

Rua dos Operários: início na Rua do Casal Vidigal e fim na Rua das Indústrias

Rua das Oficinas: início na Rua da Indústria e fim na Rua dos Armazéns; (tipologia dos lotes)

Largo de Santo António: início das Ruas 1.º de Maio, Elias Garcia e Pedro Álvares Cabral, sendo atravessado pela Rua Almirante Reis.

Plantas de localização