Comboio Presidencial realizou Viagem Inaugural

Lisboa Santa Apolónia - Entroncamento

Decorreu no dia 12 de dezembro, a viagem inaugural do histórico Comboio Presidencial, após ter sido objeto de um profundo processo de restauro, que o habilita a circular na Rede Ferroviária Nacional.

Para assinalar o acontecimento, o Museu Nacional Ferroviário promoveu uma viagem inaugural, com partida do comboio da Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia, com destino ao Entroncamento.

A cerimónia de inauguração teve lugar no inicio da manhã, na estação de Lisboa-Santa Apolónia e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Sérgio Silva Monteiro. O Município do Entroncamento esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, pela Sra. Vice-Presidente, Ilda Joaquim e pelos vereadores, Carlos Amaro, Tília Nunes, Isilda Aguinha, David Ribeiro e Carlos Matias, também esteve presente, o Presidente da Assembleia Municipal, João Lérias.

O Restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em Fevereiro de 2013. Num projeto inédito em Portugal, a Fundação Museu Nacional Ferroviário procedeu ao restauro global do Comboio Presidencial, tendo as seis carruagens que formam a sua composição, sido totalmente reabilitadas.

O Comboio Presidencial ficará em exposição no Museu Nacional Ferroviário e serão organizados passeios turístico-culturais, abertos ao público em geral, por várias regiões o território nacional.

Video