60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento

Datas
2018-06-30 17:00 - 2018-07-12 19:00
Galeria Municipal

Galeria Municipal acolhe a exposição “60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento”

A Galeria Municipal do Entroncamento, acolhe entre os dias 30 de junho e 12 julho, a exposição “60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento” da AMF – Associação do Museu Nacional Ferroviário.

A exposição tem inauguração marcada para o dia 30 de junho, sábado às 17h00, precisamente no dia em que se comemora os 60 anos da chegada da tração elétrica ao Entroncamento.

Foi em 30 de junho de 1958, que 4.000 ferroviários e as suas famílias receberam, em ambiente de festa, na estação do Entroncamento, o comboio elétrico que viera de Lisboa, sendo assim inaugurado o troço eletrificado de Lisboa a Entroncamento.

Houve foguetes, música de bandas, discursos de membros representativos do Governo e da CP, um cocktail para os convidados ilustres e merenda na cantina da CP, oferecida aos ferroviários.

A história de um lugar é feita de memórias e esta exposição pretende mostrar o passado para que se perceba a sua importância no presente, numa cidade que cresceu em torno da ferrovia e cuja memória coletiva e as marcas sociais e culturais estiveram, estão e estarão sempre ligadas aos comboios.

A exposição tem entrada livre e estará patente de terça-feira a domingo entre as 15h00 e as 19h00.

• De 2018-06-30 17:00 a 2018-07-12 19:00