Exposição Coletiva de Fotografia "Olhar o Património"

Datas
2019-08-31 00:00 - 2019-09-12 00:00
Galeria Municipal Entroncamento

Exposição Coletiva de Fotografia "Olhar o Património"
De 31 agosto a 12 setembro na Galeria Municipal do Entroncamento

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 31 de agosto e 12 de setembro, uma exposição coletiva de fotografia denominada "Olhar o Património".

A Exposição "Olhar o Património" é o resultado de um trabalho coletivo com características comuns em torno da fotografia.

Em 2018, por iniciativa da União Europeia celebrou-se pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural. Esta comemoração incitou a retratar e divulgar o que é genuinamente português através do olhar dos dezassete fotógrafos amadores: Ana Mendes do Carmo, Ana Sousa Simões, António Jesus, Cristina Mestre, Dulce Boga, Elisabete Nepomuceno Cardoso, Isabel Gomes da Silva, Isabel Jorge Rabaça, João Pauleta, Lenita Nabais, Lídia Coelho, Maria Martins (Mariam), Noémia Costa Dias, Paulo Semblante Mendes, Raquel Forte, Rosa Mouzinho Santos e Victor Rabaça.

De um acervo de mais de mil imagens, foram selecionadas algumas fotografias integradas na presente exposição. Um ínfimo fragmento de uma identidade cultural e de uma Nação.

Cientes da força que a imagem detém, associada à criatividade e perspetiva que cada fotógrafo colocou no seu olhar, este projeto fotográfico convida o observador à contemplação e reflexão sobre a importância da preservação do Património Nacional, legado e presente.

A imagem não é tão somente para ser vista, é imperativo senti-la.

As imagens, acompanhadas de uma breve descrição têm como objetivo, conduzir o observador à reflexão sobre a importância da preservação e conservação do património legado e presente, incentivando a intervenção dinâmica e vital da herança de um povo.

Convidamos todos a observar e interiorizar os vários olhares captados pelas objetivas de quem sente, vive e se orgulha de ser Português.

A exposição tem inauguração marcada para dia 31 de agosto, pelas 17h00 e estará patente de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.

• De 2019-08-31 00:00 a 2019-09-12 00:00