Conversas com Café… “Adelaide Cabete – Perfil de uma Pioneira”

Conferências
2020-03-06 18:30
Biblioteca Municipal do Entroncamento
249 720400

6 março| Biblioteca Municipal | Tertúlia no âmbito do Dia Internacional da Mulher

Conversas com Café… “Adelaide Cabete – Perfil de uma Pioneira”

A Biblioteca Municipal do Entroncamento recebe no próximo dia 6 de março, sexta-feira, pelas 18h30m, mais uma edição da tertúlia Conversas com Café, inserida nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, subordinada ao tema “Adelaide Cabete- Perfil de uma pioneira”.

Esta edição relembra uma das principais feministas portuguesas do século XX, Adelaide Cabete, pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres e fundadora do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP), em abril de 1914, que tinha por objetivo federar o máximo de associações de mulheres afim de “coordenar, dirigir e estimular todos os esforços tendentes à dignificação e à emancipação das mulheres”.

O nome de Adelaide Cabete está eternizado na cidade do Entroncamento com uma rua com o mesmo nome, um reconhecimento à vida e ao legado da feminista.

Como oradora convidada vai estar a Professora Doutora Isabel Lousada, autora da obra com o mesmo nome e docente e investigadora na Universidade Nova de Lisboa. Dedicada aos estudos sobre mulheres, a sua carreira de investigação tem sido centrada nesse campo, permitindo leituras múltiplas e a intervenção no campo social e politico desde os tempos mais recuados até ao presente.

Conversas com café… destina-se ao público em geral e tem entrada gratuita.

Venha conversas e beber um café connosco!

• 2020-03-06 18:30