Campanha (Re)Lançamento Poupe na Botija

Gás engarrafado: um ano a apontar o preço mais baixo perto de si.

O preço do gás engarrafado baixou, mas há margem para mais. Para estimular a descida, vamos oferecer € 2 de desconto em cada botija, no primeiro trimestre de 2015.

Após registarmos um panorama de harmonização regional de preços para o gás engarrafado, desenvolvemos, há 1 ano, a plataforma www.poupenabotija.pt. O principal objectivo era estimular a concorrência. Para tal, pedimos aos consumidores que contribuíssem com preços, de modo a podermos ajudar a encontrar os melhores preços para os vários tipos de gás engarrafado, em cada região.

Num ano, constatámos que o preço médio de uma garrafa de gás butano de 13 Kg desceu de € 26,14 (dezembro 2013) para € 24,71, no último trimestre de 2014. Traduz-se numa redução de cerca de 5,5%, numa altura em que o preço das matérias-primas relacionadas com este produto, como o petróleo, registou uma quebra superior a 50% nos mercados internacionais. Daí considerarmos que a nossa ação não está acabada e resolvemos mexer mais com este mercado.

Em parceria com a OZ Energia, negociámos a oferta de até 3 vouchers, cada um com um desconto imediato de 2 euros. Estes podem ser usados na compra de uma botija de gás por mês, durante o primeiro trimestre de 2015. Os consumidores só têm de ir a www.poupenabotija.pt e pedir um dos 45 mil vouchers disponíveis.

Entretanto, atualizámos a informação da nossa plataforma e, de momento, existem dados para mais de 2000 pontos de venda, num total de quase 4000 preços recolhidos. A adesão dos consumidores à nossa base de dados de preços tem sido muito positiva e esperamos que assim continue.

Congratulamo-nos ainda por verificar que a questão do custo de um bem, que deveria ser equiparável a um serviço público essencial, suscitou discussão pública e uma atenção que ainda não tinha merecido. Ao ponto de algumas empresas passarem a incluir descontos no gás engarrafado nas campanhas que incluem outras energias. É uma atitude inovadora e que se justifica pela enorme dimensão de consumidores que não têm alternativa ao gás de botija. Ficamos à espera que surjam mais acções neste sentido, caso contrário, cá estaremos para agitar o mercado sempre que for necessário.