Aniversário dos 40 Anos do 25 de Abril assinalado com diversas Atividades

O Município do Entroncamento assinalou o 40º Aniversário do 25 de Abril, com diversas atividades culturais e desportivas.

No início da manhã do dia 25 de Abril decorreu no Largo José Duarte Coelho, frente ao edifício da Câmara Municipal, a Sessão Solene que contou com a presença das forças vivas do Concelho, diversas entidades e da população em geral. Incluído na Cerimónia decorreu um momento cultural, apresentado por músicos, artistas e associações culturais do Entroncamento.

A Cerimónia teve início com o hastear da Bandeira, efetuado pelos Bombeiros Voluntários do Entroncamento e o Hino Nacional que foi interpretado por Marisa Murcela, acompanhada pela Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento. Seguindo-se a atuação do músico Ricardo Oliveira, que interpretou o tema "Depois do Adeus", posteriormente, o cantor Filipe Santos, interpretou o tema "Canção de Embalar" de José Afonso, acompanhado pelo músico Ricardo Nogueira, seguindo-se a atuação do Coro do Orfeão do Entroncamento que interpretou três temas alusivos ao 25 de Abril. A encerrar o momento cultural, dois atores da Companhia de Teatro Poucaterra interpretaram um poema de Ary dos Santos, intitulado "As Portas que Abril Abriu".

De seguida, deu-se início às Sessão Solene, com a leitura de uma mensagem enviada pela Associação 25 de Abril, que foi lida pela 1ª Secretária da Assembleia Municipal, Célia Leal, seguindo-se os discursos efetuados pelos representantes de cada partido político, com assento na Assembleia Municipal, rendo sido, os seguintes: Pedro Gonçalves, representante do CDS-PP, Teresa Maínho em representação da CDU, Carlos Matias, representou o BE, José Miguel Baptista, representante do PSD e Mário Balça em representação do PS. De seguida teve a palavra o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria que no seu discurso, apelou à participação cívica da população apelando ao exercício da cidadania, "exerçam os vossos direitos, exerçam os vossos deveres, exerçam as vossas obrigações, porque é isso que nós devemos aos homens e mulheres de Abril". A encerrar a Cerimónia, discursou o Presidente da Assembleia Municipal, João Lérias, que recordou o seu dia 25 de Abril de 1974.

No final da Cerimónia, foram largados pombos simbolizando a liberdade.

Durante o período da tarde e perante uma vasta plateia, foi apresentado na Praça Salgueiro Maia, um espetáculo musical intitulado, "Agora ninguém mais cerra as portas que Abril abriu".

Apresentado pela Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, pelo Grupo Dramático da Chamusca e pela Associação Cultural "Cantar Nosso" – Coro Polifónico da Golegã, o espetáculo foi constituído por três espaços cénicos distintos que representaram alguns dos momentos mais importantes da revolução de Abril. O realismo apresentado, através das viaturas militares da época e das personagens recriadas, na recriação do momento histórico, envolveu o público que aplaudiu entusiasticamente, o espetáculo apresentado.