Exposição sobre o Atleta José Canelo na Galeria Municipal

Vai estar patente de 6 a 18 de dezembro na Galeria Municipal, uma exposição sobre a vida do atleta José Canelo. Esta exposição dá-nos a conhecer o percurso do atleta inúmeras vezes medalhado em provas nacionais e internacionais de atletismo, das quais se destacam o título de Campeão do Mundo no escalão de M85, em 2011 em Sacramento nos Estados Unidos da América e em 2013 em Porto Alegre, no Brasil.

A exposição será inaugurada no dia 6 de dezembro, sábado, às 17h e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 13h às 19h e aos fins de semana, das 15h às 19h.

José Miguel Camponês Canelo, nascido em Elvas a 16 de Setembro de 1924. A sua paixão pelo atletismo começou aos 38 anos e nunca mais parou até aos dias de hoje. Desde há longos anos que vive no Entroncamento, local onde exerceu a sua profissão de militar e onde iniciou suas primeiras provas de atletismo a nível regional, sendo o Entroncamento a sua cidade de eleição.

Ao longo do seu percurso desportivo realizou centenas de provas de corta-mato e de estrada, vestindo a camisola do “Notícias do Entroncamento/Tany” e do Clube Lazer Aventura e competição, CLAC.

A partir de 2010 dedicou-se totalmente às provas de pista e foi aí que se diferenciou e se notabilizou, como um dos maiores atletas do mundo na modalidade de atletismo. Entre outras homenagens, destacamos a eleição de “Atleta do Ano” em 2010 e 2013 por parte da Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV) e em 2010 pelos resultados alcançados no Europeu da Hungria, foi homenageado pela Câmara Municipal do Entroncamento, dando o seu nome à pista de atletismo da Cidade, designada por “Pista de Atletismo José Canelo”.

Hoje, aos 90 anos de idade, José Canelo é um exemplo de inspiração para todas as idades. É o testemunho de que o exercício físico e a prática desportiva promovem o bem-estar, proporcionando uma maior longevidade.

José Canelo - Uma História de Vida