Assinatura dos Pactos para o desenvolvimento e Coesão Territorial

Decorreu no dia 31 de agosto, em Coimbra, a cerimónia de assinatura dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e as Comunidades Intermunicipais da região Centro, que abrange o Entroncamento, integrado na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A assinatura destes Pactos, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, vem contribuir para concretizar a estratégia de desenvolvimento territorial que foi definido por cada Comunidade Intermunicipal, e assim garantir uma maior autonomia na gestão dos fundos dos seus projetos.

Os Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial têm uma dotação global de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) de 354 M€, através da contribuição do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

Esta cerimónia contou com a com a participação do Ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Da dotação de 354 milhões de euros, no âmbito da programação financeira da União Europeia até 2020,  que inclui fundos estruturais e de investimento dos programas operacionais Regional do Centro, Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e Inclusão Social e Emprego, bem como do Programa de Desenvolvimento Rural, caberá à CIM do Médio Tejo o valor total de 48.551.937,35 €.