Orçamento de cerca de 19 Milhões continua Investimento Estrutural definido para o Concelho
A Assembleia Municipal do Entroncamento aprovou por maioria, na reunião do passado dia 18 de dezembro, com os votos favoráveis das bancadas do PS, CDS-PP e dos Presidentes das Juntas de Freguesia, com os votos contra das bancadas do PSD e CDU e com a abstenção da bancada do Bloco de Esquerda, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018, no valor de 18.975.930,00 €.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, este documento marca o “início do mandato autárquico e segue o caminho percorrido em anos anteriores, o qual, consiste no rigor e contenção da despesa para que se consiga criar oportunidades de investimento”.
As Grandes Opções do Plano incidem no quadriénio 2018-2021, que correspondem ao mandato que agora se iniciou, e traduzem os compromissos estabelecidos pela Câmara Municipal com os munícipes, distribuídas pelo Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e Atividades Mais Relevantes (AMR).
No campo do investimento, têm especial relevância os projetos de requalificação urbana, no âmbito do PEDU, nomeadamente a Remodelação/Modernização do Cine-Teatro S. João, a Construção da Ciclovia na Freguesia de São João Baptista, a Requalificação de Espaços Verdes, a melhoria da eficiência energética do Município a Reabilitação do Mercado Diário e a Requalificação da Estrada da Barroca, este último suportado na totalidade por fundos próprios do Município.
De notar ainda que, o investimento alocado às funções sociais da autarquia é 42,1%, com destaque para a Cultura (24,7%), a Proteção do Meio Ambiente (7,3%) e a Educação (4,1%).
Ainda na despesa em investimento prevista para 2018, as funções económicas têm um peso considerável. Contribuem particularmente para este montante as verbas previstas para a requalificação da rede viária e arruamentos municipais e a intervenção no Mercado Municipal.
O Orçamento de 2018 contempla uma política clara de manutenção do equilíbrio económico e financeiro do Município, que mesmo com a opção de não aumentar os impostos municipais e as tarifas de água, saneamento e resíduos, faz uma aposta forte no reforço do investimento.