180 crianças do 2º ano do Ensino Básico assistiram hoje ao espetáculo "A Girafa que comia Estrelas
O Município do Entroncamento realizou, hoje, 22 de outubro, inserido nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade (24 outubro) no Centro Cultural do Entroncamento, o espetáculo – A Girafa que comia Estrelas, numa parceria com o ISEC Lisboa no âmbito do Projeto Já Sei Ler – Leitura e Voz Alta.
Este espetáculo, apresentado pelo Grupo de Teatro Atrapalharte, foi direcionado a cerca de 180 crianças do 2º ano do 1º CEB, e foi inspirado na obra de José Eduardo Agualusa, recomendada pelo PNL para o 2º ano EB.
A Girafa que comia Estrelas conta a história da girafa Olímpia e da galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis: a girafa de pescoço comprido passa o dia a furar as nuvens para tentar ver os anjos e a noite a comer as estrelas do céu, que às vezes fazem azia.
A galinha do mato faz das nuvens a sua casa e coleciona objetos brilhantes (como um olho de vidro do pirata da perna de pau!). Um dia, a savana onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la.
As duas amigas procuram nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana e, com um espirro, Olímpia consegue chuva suficiente para encher de verde a savana doente de seca.
Esta história é um excelente ponto de partida para explicar aos mais pequenos a questão das alterações climáticas e a importância da responsabilidade e consciencialização ambiental.
O espetáculo integra o programa PEDIME - operação “Crescer na Cidade”, cofinanciado pelo CENTRO 2020 no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo.
Galeria de Fotos AQUI