Encerramento da Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro
Encerramento da Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro
No domingo, dia 3 de outubro, decorreu no Museu Nacional Ferroviário a sessão de encerramento da Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro, integrada na programação Cultural em Rede – VOLver.
A Exposição “Sempre Fixe!”, e as conversas on line, sobre este Batalhão, decorreram entre 18 de maio a 3 de outubro, e convidaram à desconstrução das representações simbólicas associadas a esta Unidade. A História contada a partir dos símbolos. Fiéis à divisa “Sempre Fixe!”, foram notáveis os exemplos de bravura e coragem, de destreza e espírito de combate. Alma do emblema e marca distintiva que caracterizaria esta unidade até à sua extinção, após o 25 de abril de 1974.
No encerramento desta exposição de grande importância na história militar da cidade que contou com a participação da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, que interpretou a Marcha Heroica deste Batalhão, esteve presente a Vereadora a Tempo Inteiro Tília Nunes em representação do Município do Entroncamento e a Vereadora a Tempo Inteiro Elvira Sequeira em representação do Município de Torres Novas.
A programação Cultural em Rede – Volver decorre até ao dia 11 de dezembro nos Municípios de Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha e é financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020, do Portugal 2020.
Fotos (Créditos Museu Nacional Ferroviário) - AQUI