Resitejo apresentou Plano Intermunicipal de Sensibilização Ambiental aos Municípios associados
Foi promovida pela RESITEJO - Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo uma visita às suas instalações e promovido um seminário para apresentação do Plano Intermunicipal de Sensibilização Ambiental a todos os Municípios associados.
A RESITEJO constituída em 1996 abrange os concelhos de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
A abertura deste centro de tratamento de resíduos, em 1996, possibilitou o encerramento de 16 lixeiras municipais que existiam na altura, contribuindo assim para a melhoria das condições ambientais desta região.
Para além do encerramento das lixeiras os objetivos da RESITEJO são reforçar a recolha seletiva e desviar a matéria orgânica e materiais recicláveis do aterro.
Na visita, que decorreu no dia 11 de fevereiro, foi apresentada uma nova área do complexo que é uma UTM – Unidade de Tratamento Mecânico. Esta unidade permite o tratamento dos RSU's indiferenciados, ou seja, o "lixo" que colocamos nos contentores, separando o plástico, o metal e a matéria orgânica, desviando assim, a deposição em aterro em cerca de 95%. Salienta-se que apesar de se fazer esta separação dos resíduos indiferenciados, continua a ser essencial fazermos a separação dos resíduos e colocá-los nos ecopontos pois, para além da energia necessária para a separação dos indiferenciados, os produtos resultantes vêm sempre com alguma contaminação o que limita a sua valorização, ou seja, a sua nova vida.
Várias são as campanhas de sensibilização ambiental previstas para este ano, promovidas pela RESITEJO, em parceria com o Município e também pela Sociedade Ponto Verde, por forma a sensibilizar cada vez mais as pessoas para a reciclagem e para o ambiente.
PREVENIR, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR para garantir o futuro.
RESITEJO: www.resitejo.pt