Missão Reciclar visita 5000 lares no Entroncamento
No dia 21 de junho a Missão Reciclar visita 5.000 lares do concelho do Entroncamento numa ação de sensibilização para a reciclagem.
Durante todo o dia uma equipa devidamente identificada visitará os lares, previamente avisados, para sensibilizar para a reciclagem e distribuir ecopontos domésticos para a separação dos resíduos. Estes ecopontos domésticos são compostos por 3 sacos: um azul, outro amarelo e outro verde, com a identificação dos materiais que devem ser colocados em cada um. Estudos efetuados têm revelado que o facto de os recipientes de recolha dos lixos estarem mais perto dos munícipes e os mesmos não terem de se deslocar aos ecopontos com tanta frequência, faz com que o sucesso a nível de reciclagem aumente.
No dia 18 de junho realizou-se no Centro Cultural da nossa cidade a apresentação pública da ação que decorrerá no dia 21 de junho. No evento esteve presente O "RIBAS" que é a mascote da Resitejo e que tem sido um sucesso junto do público mais jovem e foi também apresentado um espetáculo musical, feito com materiais usados e promovido por um grupo de jovens do "Canto Firme".
Intervenientes neste evento estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria; o Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, Rafael Domingos, da Administração da Resitejo, Carlos Carrão, o Diretor de Marketing da Sociedade Ponto Verde, Mário Raposo e o Diretor de Planeamento e Projetos da Sociedade Ponto Verde, Manuel Pássaro, todos representantes de entidades envolvidas no processo e que para além da apresentação da ação Missão Reciclar fizeram uma breve explicação sobre a evolução da reciclagem em Portugal.
A Missão Reciclar visitará cerca de 2 milhões de lares em todo o país e entregará 340 mil ecopontos domésticos. O objetivo desta ação visa promover a separação de embalagens, clarificar as regras de separação àqueles que já separam e, simultaneamente, recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias do Município.
As campanhas desenvolvidas ao longo destes anos têm levado a um aumento da consciência ambiental dos Portugueses e já permitiram tornar a reciclagem num hábito diário para 69% da população.