Câmara Municipal aprova Orçamento e reduz IMI em 2,5% para 2015
A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou o orçamento para 2015 e as grandes opções do plano, assim como a participação no IRS, a taxa de derrama e a nova Taxa de IMI para 2015. O orçamento do próximo ano, no valor de 18,9 milhões de euros, o valor mais baixo dos últimos 10 anos, é um documento “realista que prossegue uma estratégia que o executivo pretende que seja de rigor e contenção da despesa, por forma a reforçar e consolidar as finanças municipais”. Fruto das medidas que têm vindo a ser tomadas e que se manterão em 2015, o prazo médio de pagamentos a fornecedores já está abaixo dos 90 dias exigidos por lei e as taxas de cumprimento do orçamento (execução orçamental) são muito superiores às verificadas no passado. Em 2011 por exemplo a autarquia cumpriu apenas 41% do valor orçamentado.
Embora com um valor total mais baixo, a realidade é que este orçamento mantem níveis de investimento elevados. Para além dos projetos já em execução, como a Ciclovia -Freguesia N. Sra. Fátima, Requalificação Urbana da Rua Elias Garcia, Requalificação dos Acessos aos Casais Formigos e Alargamento da Avenida das Forças Armadas, o Orçamento de 2015 prevê ainda investimentos ao nível da eficiência energética, do ambiente ou das infraestruturas que permitam apoiar e melhorar a atividade económica e o emprego, sem descurar o desporto e a vida saudável ou a cultura e o conhecimento.
Mesmo com as dificuldades financeiras com que a autarquia se debate diariamente, foi aprovada nova redução de 2,5% na taxa de IMI a suportar pelos cidadãos. Esta redução vem na sequência de medida idêntica tomada para o ano de 2014, e mostra o compromisso do executivo em reduzir 12,5% o valor até ao fim do mandato, aliviando o contribuinte e mantendo o seu compromisso eleitoral. Também no que respeita à DERRAMA, existe uma manutenção do modelo inovador criado em 2014 e que prevê uma redução gradual da taxa em função da criação de novos postos de trabalho.