
Informamos que recebemos através da Direção Geral de Alimentação e Vetrinária, a comunicação do INIAV I.P., laboratório nacional de referência para a doença dos animais, a confirmação de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade do subtipo H5N1 numa exploração avícola de perus de engorda situada na freguesia de Paialvo, concelho de Tomar.
Publicamos o Edital n.º 44 que determina as medidas aplicáveis às zonas de restrição sanitárias estabelecidas de acordo com a legislação em vigor. Estas medidas incluem os estabelecimentos de uma zona de restrição sanitária que inclui a parte do território do concelho do Entroncamento que está listada no anexo do edital.
Alerta-se os pequenos criadores de aves de detenção caseira para que evitem contactos diretos ou indiretos entre estas e as aves selvagens, tendo em vista a prevenção da transmissão da doença às aves domésticas. Deverão também ser cumpridas outras regras de biossegurança, nomeadamente boa higiene dos locais onde são mantidas aves domésticas e dos equipamentos e materiais usados.
Mais informações sobre a gripe aviária podem ser consultadas no portal da DGAV em https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/aves-de-capoeira/saude-animal/doencas-das-aves/gripe-aviaria/, incluindo instruções sobre como proceder quando se encontram aves selvagens doentes ou mortas e um vídeo sobre prevenção e biossegurança que pode ser acedido em https://youtu.be/NqdEeNNAPPk

