Cidadãos com Deficiência
Balcão de Inclusão
O Balcão da Inclusão é uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação e que disponibiliza um serviço especializado, que tem como principais objetivos atender os munícipes com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, prestar informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, para a resolução dos problemas colocados.
Neste contexto, disponibiliza informação:
- por telefone
- por escrito
- por vídeo- chamada para pessoas surdas*
- presencialmente*
*estes dois atendimentos ocorrem com marcação prévia, solicitada por escrito para o correio eletrónico:
O Balcão da Inclusão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, de forma presencial e por via telefónica.
Local de Atendimento:
Serviço de Apoio Social e Psicológico do Município
Morada: Rua da Junta de Freguesia, n.º 1, 2.º andar
Telefone: 249720 400 (chamada Rede Fixa)
Email:
Programa Vida Autónoma
A comunidade só será acessível, se todos os membros a puderem utilizar, movimentar-se no seu espaço e utilizar os seus serviços e equipamentos sociais com o máximo de autonomia possível. Neste sentido foi criado o Programa Vida Autónoma de forma a melhorar a qualidade dos elementos mais fragilizados. Este projecto tem por objectivo promover activamente a igualdade de direitos e de oportunidades para as pessoas com deficiência, eliminando barreiras arquitectónicas quer na residência dos visados quer nos espaços públicos, atribuindo fundos e executando projectos e obras de acordo com critérios de prioridade estabelecidos pelo grupo de trabalho envolvido.
Para solicitar o apoio, o interessado deverá escrever uma carta dirigida à Câmara Municipal do Entroncamento a expor a situação. Os elementos que deverão constar neste pedido são o nome, a morada, as razões da solicitação e o tipo de intervenção pretendida. Após a recepção da carta o pedido é avaliado pelo grupo de trabalho sendo feita uma visita domiciliária com o objectivo de avaliar as necessidades do requerente. Os técnicos elaboram os relatórios que contemplam os seguintes aspectos: caracterização da deficiência, caracterização sócio-económica do agregado familiar, condições habitacionais, verificação das barreiras arquitectónicas existentes e sugestões para anulação das mesmas.
Quanto à comparticipação a ser suportada pelo beneficiário no custo das obras da construção civil, é calculada em função do rendimento per capita mediante tabelas elaboradas para o efeito. O município só suporta um máximo de 1000 euros, independentemente do valor da obra.
Espaço M
ESPAÇO M - ENTRONCAMENTO
Serviço de Apoio Social e Psicológico da Câmara Municipal do Entroncamento
Rua da Junta de Freguesia, n.º 1, 2.º andar
2330-114 Entroncamento
Contacto: 249 720 410 (chamada Rede Fixa)
Email :
Horário de atendimento: 2.ª a 6.ª (excepto feriados) das 9h30m às 16h30m
O “Espaço M - Entroncamento” é uma estrutura de apoio e atendimento às vítimas de violência doméstica e de género disponibilizada pelo Município do Entroncamento. A sua implementação foi realizada no âmbito do Projeto Maria – Estratégia Integrada de Intervenção na área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo, que visa uma resposta intermunicipal e integrada para a problemática da violência doméstica e de género abrangendo os 13 municípios da região.
Este serviço presta apoio psicológico e social às vítimas de violência doméstica e de género, em estreita coordenação com a Polícia de Segurança Pública e demais entidades que operam no âmbito social, promovendo a articulação necessária a um eficaz atendimento, apoio, encaminhamento e acompanhamento, contribuindo para a consolidação das respostas municipais e intermunicipais no combate a este flagelo social, o reforço da sensibilização e da informação.
A Estrutura assegura a prestação dos seguintes serviços:
• Atendimento personalizado às vítimas de violência doméstica e outras pessoas que procurem apoio no âmbito da violência doméstica junto da estrutura de atendimento;
• Realização de diagnóstico das situações concretas das vítimas, desenvolvendo os esforços para serem asseguradas as condições essenciais face ao risco a que podem estar sujeitas;
• Acompanhamento e ou encaminhamento das vítimas para a resposta adequada, perante cada caso em concreto e atendendo, entre outros fatores, ao seu bem-estar físico e psicológico, proteção e segurança;
• Informação adequada às vítimas relativamente à tutela dos seus direitos, recursos e respostas;
• Articulação com as entidades competentes nesta matéria, nomeadamente forças de segurança, saúde, educação, segurança social, APAV e outros serviços de apoio na comunidade.
ELH - Estratégia Local de Habitação
Gabinete Alzheimer
No âmbito do Protocolo de colaboração assinado entre o Município do Entroncamento e a Alzheimer Portugal – Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, o Gabinete Psicossocial do Núcleo do Ribatejo da Alzheimer Portugal, funciona no edifício dos Serviços Sociais do Município do Entroncamento, sito na Rua da Junta de Freguesia, com a periodicidade de atendimento de um dia por mês.
Esta resposta social tem como objetivo principal estabelecer uma rede de intervenção para pessoas com demência e seus cuidadores, promover a inclusão social da pessoa com demência, informar cuidadores sobre os apoios sociais existentes e divulgar informações sobre Alzheimer e outras demências, contando com o atendimento nas áreas da psicologia clínica e de serviço social, mediante marcação prévia para o efeito.
A referida marcação prévia poderá ser realizada através do n.º 249 720 400 (chamada Rede Fixa)/ tecla 5/ tecla 2, ou para o email:
GIAC - DECO
O Gabinete de Informação e apoio ao Consumidor funciona nos Serviços Sociais da Câmara Municipal, situados na Rua da Junta de Freguesia, nº 1 - 2º andar
Horário de funcionamento:
Presencial - Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 13h00
Por contacto telefónico - Segunda a Sexta-feira das 8h30 às 15h00
Este serviço conta ainda com o apoio da DECO, Associação de Defesa do Consumidor, a qual disponibiliza uma jurista para fazer o atendimento, uma vez por mês. Os interessados deverão fazer uma marcação prévia, no local ou através do nº de telefone: 249 720 400 (chamada Rede Fixa).
Objetivos do Serviço:
Em conjunto com a DECO, o GIAC atende reclamações sobre questões de consumo, servindo de mediador, para a possível resolução do conflito e atende munícipes do Entroncamento ou consumidores que tenham conflitos de consumo no Concelho.
Para apresentar a reclamação, o munícipe deve dirigir uma carta ao GIAC, a expor o problema de consumo de que foi alvo e solicitar intervenção para a resolução da situação.
A mediação tem permitido cultivar o diálogo, muitas vezes inexistente entre as partes envolvidas (Reclamante e Entidade Reclamada), no sentido de defender os direitos individuais.
No que se refere às vendas ao domicílio e respetivos contratos celebrados: - no local de trabalho do consumidor, em reuniões, numa deslocação organizada, num local indicado pelo fornecedor e ao qual o consumidor se desloque, de acordo com a lei, o consumidor dispõe de 14 dias a contar da data da assinatura do contrato (ou da data da entrega dos bens se esta for posterior) para proceder à anulação do mesmo, sem sofrer nenhuma penalização nem ter de apresentar justificações. Esta anulação deverá ser efetuada através de carta registada com aviso de receção.
É de referir que o Decreto-Lei nº 67/2003, de 8 de Abril, com entrada em vigor no dia 9 do mesmo mês, vem introduzir alterações à Lei nº: 24/96 de 31 de Julho, estabelecendo um novo prazo mínimo de garantia de 2 anos para os bens móveis, mantendo-se para os imóveis o prazo de 5 anos. Para os bens móveis usados, a garantia pode ser reduzida a 1 ano por comum acordo das partes.
Com este Decreto-Lei, o consumidor continua a gozar do direito à reparação, substituição, redução do preço e resolução do contrato, caso haja falta de conformidade do bem com o contrato celebrado.
O prazo da denúncia dos defeitos passa também de 1 para 2 meses e deve ser feita através de carta registada com aviso de receção.
Com este Decreto-Lei o consumidor passa a poder exigir ao Produtor a reparação ou a substituição do bem em caso de falta de conformidade deste com o contrato (como é o caso de um defeito detetado).
A fim de prevenir conflitos de consumo, o mais importante para o consumidor, é possuir provas, exigindo documentos comprovativos, como talões descritivos, recibos e faturas.
Portal de Apoio ao Sobreendividado: www.gasdeco.net
Informações Diversas:
Lei que consolida os direitos e deveres dos utentes de saúde
O Portal do Consumidor informa que foi publicada, no passado dia 21 de março, a Lei n.º 15/2014, que consolida a legislação em matéria de direitos e deveres do utente dos serviços de saúde.
Esta Lei prevê designadamente no seu artigo 9.º - Queixas e reclamações – que o utente dos serviços de saúde tem direito a reclamar e apresentar queixa nos estabelecimentos de saúde, nos termos da lei, bem como a receber indemnização por prejuízos sofridos.
As reclamações e queixas podem ser apresentadas em livro de reclamações ou de modo avulso, sendo obrigatória a resposta, nos termos da lei. Os serviços de saúde, os fornecedores de bens ou de serviços de saúde e os operadores de saúde são obrigados a possuir livro de reclamações, que pode ser preenchido por quem o solicitar. A entidade competente é a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Campanhas:
Idosos
Cartão Municipal do Idoso
O Cartão Municipal do Idoso destina-se aos residentes no Concelho do Entroncamento, a partir dos 65 anos de idade.
A Câmara Municipal do Entroncamento estabeleceu parcerias com diversos estabelecimentos comerciais e clínicas dentárias. Ao estabelecer estas parcerias os portadores do Cartão Municipal do Idoso podem usufruir de descontos na aquisição de bens e serviços.
Regulamento do Cartão Municipal do Idoso
Parcerias:
HOSPITAL DE SÃO JOÃO BAPTISTA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO ENTRONCAMENTO
Tel: 249 720 140 (chamada Rede Fixa)
Fax: 249719512
Apartado 8
2334-909 Entroncamento
10% de desconto em consultas e tratamentos de medicina dentária
CLÍNICA DO OUVIDO
Rua António Lucas, n.º 32 - R/ch
2330-101 Entroncamento
Telf: 249 727 627 (chamada Rede Fixa)
Consulta de Avaliação p/adaptação de aparelho auditivo - Gratuito
Consultas de assistência - Gratuito
Aparelhos auditivos - 10%
Pilhas p/aparelhos auditivos - 30%
Outros acessórios - 10€
OPTICÁLIA
Rua 5 de Outubro, n.º 99
2330-095 Entroncamento
Telefone n.º 249 718 567 (chamada Rede Fixa)
Óculos graduados – 20% desconto
Óculos de Sol- 20% desconto
Lentes de contacto – 20% desconto
Produtos de conservação, Manutenção e Esterilização – 15%
desconto Serviços de optometria e contactologia – exames gratuitos
FERNANDÓPTICA, LDA.
Rua António Lucas, n.º 21
2330-101 Entroncamento
Telefone n.º 249 717 641 (chamada Rede Fixa)
Armações - 25% de desconto
Lentes - 30% de desconto
CENTRO DENTÁRIO DO ENTRONCAMENTO
Rua António Lucas, nº 28/38 – 1.º Esq.
2330-101 Entroncamento
Telefone n.º 249 727 627 (chamada Rede Fixa)
Tratamentos Dentários: 10% de desconto
CLÍNICA MÉDICO DENTÁRIA DA AVENIDA
Av. Dr. José Eduardo Vítor das Neves, n.º 34 – 1.º Esq.
Telefone n.º 249 725 586 (chamada Rede Fixa)
Tratamentos Dentários - 10% de desconto
CENTRO MÉDICO DO ALTO DE SANTO AMARO, LDA.
Rua Luís Falcão de Sommer, 9 – 1.º D.º Frente
2330-176 Entroncamento
Telefone n.º 249 719 764 (chamada Rede Fixa)
Tratamentos Dentários - 15% de desconto
CLÍNICA DENTÁRIA, DRA. ROSÁRIO SARAMAGO
Rua Projectada à Miguel Bombarda, 5, Loja 3
2330-189 Entroncamento
Telefone n.º 249 725 767 (chamada Rede Fixa)
Portadores do Cartão A: Tratamentos - 10% de desconto Próteses Dentárias - 5% de desconto
Portadores do Cartão B: Tratamentos - 10% de desconto Próteses Dentárias - 10% de desconto
EIRAS & LAGARTO, PSMD, Lda. CONSULTÓRIO DENTÁRIO
Rua D. Nuno Álvares Pereira, n.º 62-C
2330-141 Entroncamento
Telefone n.º 249 716 023 (chamada Rede Fixa)
Portadores do Cartão A:
Desconto de 10% em tratamentos dentários
Desconto de 15% em próteses dentárias
Portadores do Cartão B:
Desconto de 10% em tratamentos dentários Desconto de 20% em próteses dentárias
A LOJINHA DA LURDES
Rua 1.º de Dezembro, n.º 62
2330-085 Entroncamento
Telefone n.º 249 108 602 (chamada Rede Fixa)
Desconto de 5% sobre o total das compras (excepto gás e produtos em promoção) atribuído em talão de desconto a resgatar a partir do dia seguinte à compra por um período de 30 dias.
JOSÉ MARQUES AGOSTINHO FILHO & CIA, Lda.
Contactos: 707 302 529 / 249 719 918 (chamada Rede Fixa)
GÁS DE GARRAFA: Desconto para utentes de Cartão A e Cartão B em:
Preço de entrega ao domicílio com desconto de 2€ nas garrafas de 11Kg/13kg e de 5€ nas garrafas de 45Kg.
Centro de Convívio da Terceira Idade
O Centro de Convívio da Terceira Idade foi inaugurado a 10 de Junho de 1990 e remodelado e ampliado em Junho de 2010, ano em que comemorou 20 anos de existência.
O Centro de Convívio da Terceira Idade tem como objectivo primordial de proporcionar aos seus utentes, um ambiente salutar através de actividades de convívio, leitura, espectáculos e quaisquer outras que contribuam para o bem-estar e elevem o seu nível de participação cultural e social.
Podem ser utentes regulares do Centro de Convívio todos os indivíduos reformados e todos os cidadãos com mais de 60 anos de idade.
Os munícipes interessados deverão efectuar uma inscrição nos Serviços Sociais da Câmara, os quais deverão apresentar o bilhete de identidade e respectivo cartão de eleitor.
As instalações contemplam, uma sala de leitura, uma sala de informática e uma sala para a realização de diversas actividades.
Atendendo às necessidades dos utentes, é elaborado um Plano Anual de Actividades, colocando à sua disposição diversas iniciativas como: desporto, ateliês de pintura e trabalhos manuais, passeios mensais e animação sociocultural.
Os idosos do Centro de Convívio contam com o apoio de uma equipa técnica que se desloca às instalações com regularidade, de forma a prestar-lhes um apoio directo e permanente.
Consulte aqui as normas do Centro de Convívio
Dia Municipal do Idoso
Em 2004, ano em que se comemorou o Ano Internacional da Família, a Câmara Municipal em colaboração com a Junta de Freguesia e o Programa Reviver, decidiu proceder à criação do Dia Municipal do Idoso.
O Dia Municipal do Idoso, comemora-se a 20 de Maio, surgiu de forma a permitir que a população idosa participe na vida do Concelho, com atitudes positivas face à velhice.
Acreditamos que é possível criar condições para que as pessoas idosas não se sintam menosprezadas ou excluídas, e nesse sentido é importante existir um compromisso de toda a sociedade, nomeadamente através da autarquia, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Associações. Foi este espírito de iniciativa e de interacção que permitiu a concretização deste evento.
É importante que se produzam respostas diversas e adequadas que tenham em consideração problemas tão fundamentais como a escassez de recursos económicos, problemas de saúde, a participação na sociedade e ainda o problema familiar que hoje em dia tende a fragmentar-se. A possibilidade de aceder a determinados bens e serviços e de usufruir de momentos de lazer, é uma forma de romper a solidão e de restabelecer o convívio entre as pessoas. Todos temos consciência que a terceira idade é só mais um ciclo da vida, que deveremos humanizar e dignificar.
Programa "Entroncamento Solidário"
O Programa foi criado em Maio de 2008 e visa prestar apoio aos idosos do Concelho do Entroncamento com idade superior a 65 anos.
FUNDAMENTOS:
Uma das preocupações do município é a promoção da qualidade de vida de todos os munícipes, em especial dos idosos e dos com menores recursos.
Constata-se em muitos casos que, para além dos problemas de saúde, a população idosa se defronta com dificuldades operacionais ou de simples logística na sua vida diária, que começam dentro da própria habitação: uma torneira que pinga, uma lâmpada fundida, uma porta que funcional mal, e tantas outras situações análogas, que podem constituir um obstáculo ao desenvolvimento normal da sua vida.
Como forma de dar resposta a essas carências, a Câmara Municipal do Entroncamento criou o Programa “Entroncamento Solidário”.
Para usufruir deste Programa, deve ser titular do Cartão Municipal do Idoso e contactar os serviços, através do telefone: 800 91 2330 (chamada gratuita).
APOIOS:
- O apoio é prestado pelo município e compreende pequenas intervenções nas habitações nas seguintes especialidade
- Canalizador; reparação de instalações de água e saneamento tubagens, canos, torneiras, louças sanitárias e de equipamento de aquecimento de água;
- Eletricidade/eletrónica: substituição de lâmpadas, reparação/manutenção de instalações elétricas e seus componentes (tomadas, interruptores, fio, etc.), sintonização de aparelhos de tv e vídeo/dvd;
- Serralharia: chaves e fechaduras e pequenos trabalhos de manutenção e reparação que se enquadrem nesse âmbito;
- Carpintaria: arranjo e desempeno de portas e janelas;
- Pedreiro: arranjo/manutenção de pavimentos, substituição de azulejos e mosaicos, pequenos remates e pinturas de paredes;
- Outros serviços: intervenções em cozinhas e casas de banho, arranjo de estores e persianas, substituição de vidros, limpeza/desentupimento de tubos de queda arrastamento de móveis, comunicação aos serviços municipais competentes para recolha de monos e velharias.
2. Pode também existir apoio logístico pontual, a analisar caso a caso e nas situações em que se verifique essa necessidade e que pode abranger casos como o avio de receitas em farmácias ou outras de índole semelhante que o Presidente da Câmara Municipal venha a entender justificar-se o apoio.
Consulte aqui o Regulamento do Programa Entroncamento Solidário
Programa Estou Aqui - Adultos
A Polícia Segurança Pública (PSP) criou um novo programa de apoio dirigido a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente na via pública. As pulseiras ESTOU AQUI são um modo rápido e seguro de efetivar o encontro da pessoa com familiar/responsável, previamente identificado.
Adesão (Grátis)
• As pulseiras do Programa são gratuitas, pessoais e intransmissíveis.
• Para receber a pulseira deverá fazer o registo prévio no website:
• Depois de validar o registo ser-lhe-á enviada uma mensagem de e-mail com indicação de que se deve deslocar à Esquadra da PSP por si escolhida.
• A inscrição pode ser feita pelo próprio ou através do representante (familiar ou instituição) e implica a concordância com as normas do programa.
• O tratamento da informação do Programa garante plenamente os direitos dos cidadãos quanto à proteção dos seus dados pessoais.
• Os registos são válidos por dois anos. Após esse período os utilizadores que queiram continuar a usufruir do programa deverão fazer um novo registo.
• A pulseira não possui localizador GPS ou outro sistema de localização.
• Não é um dispositivo de emergência médica.
Modo de funcionamento
• Um cidadão é encontrado inanimado ou desorientado na via pública sem qualquer documento.
• O cidadão tem no pulso a pulseira com o código alfanumérico XX7XXXX77 e alguém liga 112 e informa a situação.
• A chamada é transferida para a Esquadra da zona onde está o cidadão e é enviada uma patrulha da PSP no local.
• É identificado o cidadão e contatada a pessoa responsável para se deslocar ao local e/ou Unidade de Saúde e/ou Esquadra.
A nossa resposta e ajuda de outras entidades depende de uma avaliação, identificação e diagnóstico rápido. É essa solução que o Programa dá.
Para mais informações:
Igualdade
Relatório de Execução maio 2023 do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
Relatório de execução do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Entroncamento
A Igualdade de Género e a Não Discriminação são um princípio de justiça social e um alicerce da democracia que está previsto na Constituição da República Portuguesa, nomeadamente, na alínea h) do seu artigo 9.º e que consagra, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres.
Consciente da importância que a Administração Autárquica Local assume na promoção da Igualdade de Género, ao abrigo da candidatura “Médio Tejo em Igualdade”, aprovada no âmbito do Aviso Nº POISE- 22-2020-03, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver diversas ações nesta área, promovendo, entre outras, a elaboração de um “Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação” e de um “Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação”.
Não obstante, o Município tem priorizado as questões da igualdade, assumindo um forte compromisso político para a promoção da igualdade de género e da não discriminação, visando aumentar a qualidade de vida das/os suas/eus residentes. É, neste contexto, que o Município assinou um Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), cujos objetivos gerais se prendem com a necessidade de desenvolver uma cultura de direitos humanos, de igualdade entre homens e mulheres, rapazes e raparigas, de não discriminação e de não violência na comunidade.
O Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
Antes da elaboração e implementação de um plano para a igualdade torna-se fundamental fazer um correto diagnóstico da situação atual do Município no que concerne à igualdade entre mulheres e homens. Com o diagnóstico identificaram-se as necessidades, as vulnerabilidades e fragilidades, as potencialidades e os recursos do município, esboçando-se um quadro das condições e modos de vida de mulheres e de homens, e, assim, definiram-se de forma objetiva e mensurável as prioridades para o futuro.
Para mais informações sobre o diagnóstico clique AQUI
O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND)
Para a elaboração do PMIND partiu-se da realidade e das experiências das Equipas Técnicas do Município e da Equipa para a Igualdade na Vida Local para, através de um processo criativo de reflexão, análise e prática, responder a questões como: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegaremos lá?
O PMIND, elaborado para dar resposta às necessidades identificadas aquando da elaboração do diagnóstico, é um documento com um período de vigência de 4 anos (2023 – 2026), onde se propõe um conjunto de objetivos estratégicos específicos, que se materializam em medidas concretas e territorializadas, que nos conduzirão a um futuro “mais igual e menos discriminatório”.
Para mais informações sobre o Plano clique AQUI
No PMIND são definidas medidas concretas presentes em quatro Planos de Ação:
● Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens (PAIMH)
▪ Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (PAVMVD)
▪ Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais (PAOIEC)
▪ Plano de ação para a prevenção e o combate ao tráfico de seres humanos (PAPCTSH)
A implementação das medidas previstas no PMIND
Para a implementação do PMIND elaborou-se um plano de ação no qual foram definidas medidas concretas de intervenção que visam responder às necessidades detetadas na fase de diagnóstico, bem como indicadores de concretização e metas.
Estas medidas serão implementadas pelas entidades promotoras e parceiras (Equipa de Implementação).
Confinanciado por:
Programa Apoio à Natalidade "Olá Bébé"
Programa de Apoio à Natalidade
O Município do Entroncamento convida os estabelecimentos comerciais do concelho a aderirem ao Programa de Apoio à Natalidade_Olá Bebé.
O Programa de apoio à natalidade-Olá Bebé que se aplica a todas as crianças nascidas a partir de 01 de janeiro de 2022, visa apoiar as famílias do concelho, revestindo a forma de atribuição de uma comparticipação em vales de compras, no valor de 250 euros (duzentos e cinquenta euros), por ocasião do nascimento ou adoção de cada criança no concelho, para a aquisição de bens considerados indispensáveis ao saudável e harmonioso desenvolvimento da criança, em estabelecimentos aderentes ao Programa, na área do município.
A implementação desta medida de promoção e apoio à natalidade que tem como objetivo ter um impacto positivo na qualidade de vida das famílias e na melhoria da saúde das crianças, pretende ainda criar condições para a promoção da economia local, através da aquisição de bens e serviços no comércio local.
Como requisitos de adesão a estabelecimento aderente, o estabelecimento comercial deverá estar localizado no concelho do Entroncamento. A mesma adesão ao programa deverá ser formalizada através de inscrição, em formulário próprio para o efeito, junto da Unidade de Desenvolvimento Social, sita na Rua da Junta de Freguesia, n.º 1, 2.º andar, ou por email:
Programa de Apoio à Natalidade "Olá Bébé" - famílias
Encontram-se abertas as candidaturas, no âmbito do Programa de Apoio à natalidade-Olá Bebé, do Município do Entroncamento.
Este programa de incentivo à natalidade que se aplica a todas as crianças nascidas a partir de 01 de janeiro de 2022, visa apoiar as famílias do concelho, revestindo a forma de atribuição de uma comparticipação em vales de compras, no valor de 250 euros (duzentos e cinquenta euros), por ocasião do nascimento ou adoção de cada criança no concelho, para a aquisição de bens considerados indispensáveis ao saudável e harmonioso desenvolvimento da criança, em estabelecimentos aderentes ao Programa, na área do município.
A implementação desta medida de promoção e apoio à natalidade que tem como objetivo ter um impacto positivo na qualidade de vida das famílias e na melhoria da saúde das crianças, pretende ainda criar condições para a promoção da economia local, através da aquisição de bens e serviços no comércio local.
O apoio é requerido na Unidade de Desenvolvimento Social, sita na Rua da Junta de Freguesia, n.º1, 2.º andar, com o contacto 249720400 (Chamada Rede Fixa) e email:
Requerimento Programa de Apoio à natalidade - Inscrição para famílias
Voluntariado Jovem
Programa de Voluntariado Entroncamento Jovem
O Município do Entroncamento informa que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado "Entroncamento Jovem", o qual se destina a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.
O Programa de Voluntariado "Entroncamento Jovem" é da responsabilidade da Câmara Municipal do Entroncamento e destina-se a promover o voluntariado jovem em várias áreas, nomeadamente no Desporto, Cultura e Turismo, Ação Social, Sistemas de Informação e Comunicação, Espaços Verdes e Ambiente, Proteção Civil e em Atividades de Animação.
O voluntariado constitui uma experiência através da participação cívica dos cidadãos sendo um elementochave para a coesão social, permitindo o desenvolvimentode de capacidades e competências sociais que contribuem para o reforço da solidariedade. Ao nível das politicas da juventude configura-se como uma ferramenta de educação para a cidadania ativae responsável, aproximando os jovens das realidades locais, ajudando-os a adquirir novas competências.
Normas do Programa Voluntariado Jovem
A Ficha de Inscrição devidamente preenchida pode ser enviada por email para