Foi hoje, dia 7 de janeiro de 2025, presente à reunião da Câmara Municipal a proposta de aprovação do Anteprojeto e o valor da estimativa orçamental, no valor de € 6 197 000,00 + IVA, referente ao Projeto de Construção da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen. A proposta foi aprovada com os votos a favor dos eleitos pelo PS, com a abstenção dos eleitos pelo PSD e com o voto contra do eleito pelo Chega, agora independente.
A estimativa orçamental apresentada teve por base a integração neste estabelecimento escolar de dois níveis de ensino, pré-escolar e 1º ciclo, e o estudo final obtido, após avaliação das necessidades para o projeto agora em elaboração, nomeadamente:
- Ampliação do número de salas e criação do nível do piso 1;
- Criação de ginásio e apoio de balneários;
- Campo de jogos exterior e equipamentos infantis;
- Criação de biblioteca / sala de recursos;
- Ampliação das áreas de apoio, nomeadamente refeitório, sala de polivalente, sala de ciências, instalações sanitárias, sala de professores, sala de assistentes operacionais e áreas administrativas que se materializou na ampliação da área de implantação e construção e áreas de apoio cobertas.
Esta estimativa reflete também os valores atuais de mercado, a especificidade do setor da construção e a elevada inflação que se constata no mesmo.
O Presidente da Câmara Municipal Jorge Faria destaca a importância desta obra “que vem reforçar a oferta na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e o parque escolar da cidade, com 8 salas para o ensino pré-escolar e 8 salas, para o 1º ciclo e que assim permitirá dar resposta ao aumento da população escolar em condições condignas”.