Notícias

Museu Nacional Ferroviário e Igreja da Sagrada Família - Bens Culturais Certificados Internacionalmente

Museu Nacional Ferroviário e Igreja da Sagrada Família - Bens Culturais Certificados Internacionalmente

 

O Museu Nacional Ferroviário e a Igreja da Sagrada Família foram os bens culturais do Entroncamento certificados na cerimónia internacional de certificação HERITY, realizada no Convento de Cristo, em Tomar, no passado dia 1 de novembro.

 

Esta cerimónia surge no âmbito do Projeto Intermunicipal "Afirmação Territorial do Médio Tejo" da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, desenvolvido no sentido de alavancar o desenvolvimento regional com base na cultura, no património e no turismo.

 

O cariz especial desta certificação revela-se pelo facto de ser um projeto pioneiro na região e em Portugal, mas também, e sobretudo, por trata-se do primeiro projeto de internacionalização da região.

 

A certificação internacional HERITY foi atribuída a 26 bens culturais, designadamente 2 bens em cada um dos 13 municípios da região.

O Museu Nacional Ferroviário e a Igreja da Sagrada Família foram os bens culturais certificados no concelho do Entroncamento.

 

O Museu Nacional Ferroviário pretende dar a conhecer o passado, o presente e o futuro dos caminhos de ferro portugueses, indo ao encontro da história da tecnologia e ciência, bem como das mentalidades e economia que envolvem esta realidade ferroviária.

 

O Museu preocupa-se em apresentar as propostas de vanguarda, futuras soluções da ferrovia. É um museu de história e ciência, um museu vivo, em permanente atualização.

 

A Igreja da Sagrada Família foi inaugurada em 1940.Foi construída em terreno cedido pela Quinta da Ponte da Pedra. O projeto foi concebido pelo Dr. Ruy d'Andrade, arquiteto amador, tendo sido o autor oficial o arquiteto Raul Caeiro. Dirigiram as obras o arquiteto António Lino e o Eng. Américo Macedo.

 

A fachada principal da igreja pode dividir-se em três corpos verticais; um central de cantarias, em que se rasga o portal, o janelão, e, acima da empena, os arcos do campanário, e dois corpos laterais de silharia, amparados por dois contrafortes de cantaria, pináculos, dispostos em diagonal. O interior do templo divide-se em três naves de quatro ramos. A capela-mor foi contemplada com revestimento a azulejo. Os altares do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima foram decorados com azulejos de imitação hispano-árabe.

 

Esta certificação foi atribuída pela entidade internacional HERITY, criada em 2002, com sede em Roma, e reconhecida pela UNESCO para a avaliação e certificação da qualidade na gestão do património cultural.

 

O Médio Tejo junta-se aos territórios de Itália (região da Lazio e província de Turim), e do norte do Brasil, pela densidade e articulação de bens culturais que obtiveram o reconhecimento internacional pela HERITY.

 

Pretende-se igualmente que esta ação possa ser o primeiro passo para que no futuro seja criada uma rota que possa ligar os vários bens culturais certificados.

 

Galeria de imagens

 

Logo da Câmara Municipal do Entroncamento

Contactos

249 720 400 (Chamada rede fixa nacional)

Largo José Duarte Coelho 2330-078 | Entroncamento

Logo Projeto Cofinanciado