Substâncias Aditivas - da Prevenção à Intervenção nas Conversas com Café
Realizou-se no dia 13 de janeiro, na Biblioteca Municipal do Entroncamento, a sessão temática de “Conversas com Café”, subordinada ao tema “Substâncias Aditivas – da Prevenção à Intervenção”. A sessão teve como oradores o Dr. Manuel Brites, Sociólogo e Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito de Santarém (CDT), o Chefe António Rodrigues e o Agente Principal Jorge Miranda, ambos da Esquadra da Polícia de Segurança Pública do Entroncamento.
O Dr. Manuel Brites, começou por explicar as alterações ocorridas com a publicação da portaria n.º 94/96 de 26 de março sobre o consumo de estupefacientes e a atuação e importância da criação das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência.
O Chefe António Rodrigues e o Agente Jorge Miranda falaram da realidade da cidade em termos de consumo de estupefacientes, tendo o seu consumo e tráfico sofrido um acréscimo em 2016, em relação ao ano de 2015, sendo o haxixe a droga mais consumida e traficada, segundo estes.
Tanto os elementos da PSP, como o sociólogo Manuel Brites estão preocupados com o consumo de “crack” por este estupefaciente criar maior dependência nos seus utilizadores. O consumo desta droga também potencia assaltos e furtos a pessoas e residências, para a sua aquisição, uma vez que é considerada uma substancia de aquisição “cara”.