Orquestra Típica Albicastrense em concerto no Centro Cultural
Entro.Culturas promove a música Folclórica da Beira Baixa
No próximo dia 3 de fevereiro, pelas 21h30, o Centro Cultural do Entroncamento acolhe o Concerto da Orquestra Típica Albicastrense, integrado no Projeto Entro.Culturas.
Considerada o Ex-libris da Beira Baixa, a orquestra fundada em 1956, pela albicastrense e grande artista de acordeão, Eugénia Lima, foi apresentada ao público em Fevereiro de 1957.
O seu reportório é constituído pela mais expressiva música folclórica da província da Beira Baixa, desde as modas de lazer, de folgar, de trabalho e romarias.
A orquestra é dirigida pelo maestro Carlos Salvado, desde 1991 e é composta por 50 elementos e congrega uma escola de música, que tem tido um papel de extrema importância na formação de músicos e na continuidade deste projeto.
Com um percurso musical de referência, com milhares de espetáculos realizados, vários trabalhos discográficos e várias distinções na área da música, das quais destacamos a Medalha de Mérito Artístico atribuída pelo Ministério da Cultura.
A Vereadora da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura, Dra. Tilia Nunes, refere que “o projeto Entro.Culturas pretende promover o conceito de partilha, através das artes, motivando as pessoas a participar na vivência da cidade. Neste concerto a orquestra e o público partilham a música, uma música que conta histórias, a história da Beira Baixa”.
O espetáculo será de entradas livres e é dirigido ao público em geral.