Munícipio do Entroncamento investe no sucesso escolar
O Município do Entroncamento viu recentemente aprovadas, 4 candidaturas ao Centro 2020 no âmbito do Projeto PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, com o valor total de 317.916,55 Euros.
O Fundo Social Europeu, comparticipa financeiramente, projetos que se diferenciem como planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar e é nesse sentido que os projetos aprovados se direcionam, nomeadamente:
O projeto para elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal e a Revisão da Carta Educativa, como um instrumento privilegiado na politica educativa local e no planeamento estratégico e sustentado da educação assumindo um papel regulador da ação educativa e formativa concelhia.
O Projeto Crescer na Cidade – Mais Inclusão, Melhor Educação, que pretende ser um espaço aberto aos alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico das Escolas do Entroncamento sendo uma resposta aos alunos e às suas famílias.
“Crescer na Cidade” pretende desenvolver hábitos de estudo autónomo e responsável, facultar conhecimentos gerais sobre a sociedade e promover hábitos saudáveis e pró-ativos, educar para a cidadania, contribuindo para a inclusão e desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens.
A promoção da Biblioteca Municipal como espaço de difusão cultural, será uma outra vertente, através de visitas dos alunos à Biblioteca, sessões de contos, concursos (leitura, escrita e desenho), ateliers, exposições, jogos temáticos, entre outros.
Experimenta + Ciência, é o terceiro projeto cujo principal objetivo é fomentar a utilização regular da sala de Ciências para desenvolver práticas de experimentação cientifica, no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Ciências Naturais, dando resposta aos conteúdos programáticos de forma apelativa e motivadora, na medida que permite desenvolver o espirito cientifico, e a curiosidade intelectual.
E ainda o projeto Interage + Aprendizagem Colaborativa que pretende criar centros de tecnologias para uso de alunos e professores como ferramenta de aprendizagem. Serão disponibilizados computadores e tablets que vão permitir novas dinâmicas na sala de aula e dessa forma motivar, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, a aprendizagem, a colaboração e a partilha de conhecimento.
Estas ferramentas de trabalho irão incrementar o processo de ensino-aprendizagem para além de promoverem um ensino inovador sustentado em metodologias inovadoras com recurso às TIC.
Estes projetos e as estratégias por eles definidas foram delineadas em articulação com o Agrupamento de Escolas do concelho, de forma a estarem direcionadas para a realidade da nossa comunidade educativa, pois só assim será possível intervir ativamente no combate ao insucesso escolar.