Direito de Resposta | Programa Linha Aberta | 22.2.2022

Direito de resposta BANNER 800x497

O Município do Entroncamento, de acordo com o artigo 24 da Lei de Imprensa, vem exercer o seu direito de resposta, relativamente a alguns conteúdos que passaram na emissão de 22.2.2022, no Programa Linha Aberta, que abordou questões de insegurança na Cidade do Entroncamento.

Contactado pelo Linha Aberta, o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, aceitou receber a jornalista no Edifício dos Paços do Concelho e responder às questões colocadas e confirmou que no momento existem algumas questões de insegurança na cidade.

Por opção da produção, as declarações não passaram na íntegra, no entanto ficou claro o esforço do Município junto das entidades competentes, para que em conjunto se encontre uma resposta célere, eficiente e eficaz a estas questões, nomeadamente com a construção de uma nova esquadra com mais efetivos.

No entanto, o Município do Entroncamento, considera que foram quebradas as regras de ética e deontologia do jornalismo informativo, e repudia as imagens de corridas ilegais de automóveis que passaram repetida e sucessivamente no decorrer do programa, das quais apenas uma é da cidade do Entroncamento. As restantes imagens foram filmadas junto ao cruzamento da Av. Principal com a Av. Entroncamento – Favões – no concelho de Marco de Canaveses. (Links do street view google maps ( https://bit.ly/3Hao9g1 e https://bit.ly/3pe06GF).

Assim sendo e tendo em conta que em nenhum momento é referido que as imagens são ilustrativas, consideramos que é posta em causa a relevância e a utilidade pública das mesmas, uma vez que violam questões éticas, como a veracidade e precisão dos factos.

É dever do jornalista “relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso...”, o que é evidente não ter acontecido na reportagem.

O Grupo Impresa, sendo o maior grupo de comunicação social do país, tem habituado o seu publico ao rigor, à imparcialidade e à qualidade jornalística, no entanto, consideramos que esta peça sobre o Entroncamento, está mais próxima do que nos é apresentado por outros órgãos de comunicação social pouco credíveis e sensionalistas.

Assim sendo, no exercício do direito que nos assiste, consideramos que o público do programa Linha Aberta e a população do Entroncamento merecem o esclarecimento deste assunto e a reposição dos factos, tendo em conta que a manifesta parcialidade com que o assunto foi apresentado causa sérios prejuízos a este concelho.

O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento,
Jorge Faria