16 a 20 de março | Bolsa de Turismo de Lisboa
Com o objetivo de promover e divulgar o Médio Tejo a milhares de pessoas, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo regressa à Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 16 a 20 de março, na FIL - Parque das Nações, em Lisboa.
Esperamos pela sua visita!
Esta participação enquadra-se na parceria entre esta CIM e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. A CIM do Médio Tejo irá estar assim integrada no Stand da Turismo do Centro, no Pavilhão 1.
Serão 5 dias, onde a CIM do Médio Tejo e os seus treze municípios irão aproveitar esta presença para promover a região de forma conjunta, através do contacto direto com potenciais investidores e turistas, naquela que é considerada a maior feira do setor em Portugal.
Será igualmente uma oportunidade para a apresentação dos principais projetos da região no âmbito do turismo de natureza, cultural, religioso e náutico.
A estratégia de participação centra-se sobretudo na apresentação de projetos enquadrados no Programa de Ação para os Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo, concretamente projetos intermunicipais.
Assim, destaca-se a apresentação do Guia das Rotas e Percursos do Médio Tejo, o Programa Páscoa no Médio Tejo, que envolve celebrações em Constância, Ourém e Sardoal e o lançamento do Campeonato do Mundo de Wakeboard de 2023.
Será também ocasião para a assinatura do Contrato-Programa de Cooperação Estratégica no âmbito da Indústria do Cinema, entre o Centro Portugal Film Comission e a CIM Médio Tejo, bem como para a apresentação de projetos municipais e momentos de degustação de produtos endógenos.
Para Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, “esta participação reveste-se de grande importância para voltarmos a promover a nossa região e as suas potencialidades, sendo esta uma região muito rica em cultura, património, gastronomia, entre outros atrativos. Passados dois anos, é com grande entusiasmo que regressamos àquele que é o maior certame turístico do país e onde não poderíamos mesmo faltar. Visitem-nos!”.
Durante os cinco dias em que decorre a BTL, a CIM do Médio Tejo vai apresentar uma programação variada, assim como propostas de animação e de degustação:
Quinta-feira, 17 de março
11h00 – Boas vindas | CIM Médio Tejo
11h05 – Guia das Rotas e Percursos do Médio Tejo | CIM Médio Tejo
11h15 – Apresentação da Rota do Almonda, Rotas de Mação e GR12 E7 Etapa Panorâmica Tejo Almourol| Municípios de Torres Novas, Mação e Vila Nova da Barquinha
11h35 – Apresentação do MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes
11h45 – Páscoa no Médio Tejo | Municípios de Constância, Ourém e Sardoal
11h55 – Apresentação do Projeto Welcome All - Museu Nacional Ferroviário | Município do Entroncamento
12h05 – Assinatura de Contrato-Programa de Cooperação Estratégica no âmbito da Indústria do Cinema - Centro Portugal Film Comission e CIM Médio Tejo
12h15 – Apresentação do Festival ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo Ourém e Médio Tejo 2022
12h25 - Campeonato do Mundo de Wakeboard de 2023
12h35 – Momento de Degustação | Municípios de Sardoal, Constância e Alcanena
16h30 | 17h00 – Apresentação do Projeto “Abrantes Terra de Azeite – Mãos que entrelaçam” e degustação olivo-gastronómica
Sábado, 19 de março
15h30 – Atuação de Pedro Dyonysyo Trio – A Máquina (1978) | Município do Entroncamento
16h00 – Apresentação da Semana Santa e realização de Tapete de Flores ao Vivo | Município de Sardoal
16h30 – Apresentação do Festival de Gastronomia do Maranho, com momento musical e de degustação | Município da Sertã
17h00 – Momento de Degustação “O Bolo de Chocolate + Feio de Vila de Rei” | Município de Vila de Rei
17h30 – Momento de Degustação “Do rio à terra e da terra ao rio” | Município de Mação
18h00-18h30 – Atuação do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei | Município de Vila de Rei
Domingo, 20 de março
15h00 – Apresentação da Festa Templária com atuação de danças medievais | Município de Tomar
15h30 - Atuação do Grupo de Concertinas da ADR Águas Belas, com momento de degustação gastronómica | Município de Ferreira do Zêzere
(Texto CIMT)