DECO (IN)Forma Finanças Pessoais em Tempos de Crise
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Consumidor e do Protocolo de colaboração existente entre o Município do Entroncamento, e a DECO-Delegação Regional do Ribatejo e Oeste, no dia 15 de março, realizou-se uma sessão de informação- DECO (IN)Forma Finanças Pessoais em Tempos de Crise, no Auditório da Escola Profissional Gustave Eiffel, entidade que também apoiou o evento através do Centro Qualifica.
A referida sessão, da responsabilidade da DECO, foi aberta ao público em geral, tendo contado ainda com a participação dos alunos do Centro Qualifica da Escola Gustave Eiffel do Entroncamento. A mesma teve como objetivo contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências na área da literacia financeira de forma a permitir aos consumidores a tomada de decisões mais informadas.
Na Sessão, pretendeu-se ainda partilhar a experiência da DECO, habilitando os participantes com ferramentas que contribuam para a aquisição de competências úteis no seu dia a dia, promovendo o seu bem-estar e inclusão financeira.
A oradora, Susana Pestana, salientou ainda a importância da gestão do orçamento familiar e da poupança, referindo os benefícios na adoção de novos comportamentos, bem como os cuidados a ter na utilização de canais digitais, para a prevenção de fraudes, nomeadamente na contratação de crédito fácil ou na aquisição de bens e serviços online.
O recurso a aconselhamento e orientação financeira da DECO, quando “as coisas se complicam” e a solução de último recurso, quando outro “remédio” não é possível, como preconiza o recurso à insolvência singular, foram ainda temáticas abordadas.
O Município do Entroncamento disponibiliza desde 1997, aos seus munícipes um serviço de atendimento, aconselhamento e mediação, no âmbito dos direitos do consumidor, através do Gabinete de Informação e Apoio ao Consumidor.
A jurista da DECO desloca-se uma vez por mês ao referido gabinete para realização de atendimento aos munícipes. Os interessados deverão fazer uma marcação prévia, na Unidade de Desenvolvimento Social, ou através do nº de telefone: 249 720 400 (chamada Rede Fixa).