Entroncamento em 3º lugar, no Distrito, no Ranking dos Municípios mais Transparentes
O Município do Entroncamento ficou classificado em 3º lugar a nível do distrito e em 21º lugar a nível nacional num estudo que tem por objetivo medir o grau de transparência dos Municípios.
Esta conclusão foi tirada da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos web sites dos municípios e é um estudo da TIAC - Transparência e Integridade Associação Cívica, uma organização não-governamental.
Este ranking é feito a partir da análise a 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.
O Índice de Transparência Municipal é um projeto inovador de avaliação do nível de transparência do poder local, desenvolvido pela TIAC em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL); o Instituto Superior Técnico (IST-UTL); o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho (NEAPP-UM) e o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (GOVCOPP-UA).
Gerar incentivos para um melhor uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) pelos municípios e promover uma relação mais transparente com os cidadãos são os objetivos do estudo publicado no dia 30 de outubro.