Festival Vapor | 27 a 29 de setembro no Entroncamento

banner festival vapor24 800x497

Festival Vapor:

de 27 a 29 de setembro no Entroncamento

Na encruzilhada fantasiamos o futuro

O Festival Vapor – organizado pelo Município do Entroncamento e Museu Nacional Ferroviário – regressa com um programa de música, performance, cinema, literatura, oficinas e muitas atividades para todas as idades. De 27 a 29 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

A todo o Vapor urge sonhar e desejar novos futuros, por isso, na edição de 2024, o festival assenta no tema Fantasiar o Futuro. Projetar, desejar um mundo inventivo com soluções para os novos e problemas de sempre. Artes, tecnologia e ciência como arautos de um futuro melhor, mais diverso, inclusivo e sustentável. Neste festival, pretende-se potenciar a ação fantasiosa do ser humano, tão necessária para os processos criativos e para a esperança no mundo. No Festival Vapor, o Entroncamento é a encruzilhada do conhecimento com a diversão.

Marcado pelo espírito steampunk – com o apoio da Liga Steampunk de Lisboa – o Festival Vapor mantém uma linha punk em várias atividades. Em fusão com uma programação musical que vai do rock ao folk, este ano, o festival apresenta sonoridades da tradição portuguesa com a música eletrónica de Ana Lua Caiano, vencedora do prémio artista revelação nos PLAY - Prémios da Música Portuguesa. Conferência Inferno com uma essência post-punk marcada no seu segundo LP Pós-Esmeralda pelas críticas sociais, danças rítmicas e uma inquietação desanimada perante o mundo. Referência no panorama musical português, os Linda Martini marcam presença no Vapor no ano em que celebram o 20.º aniversário do lançamento do seu primeiro álbum Merda & Ouro. Também a celebrar a longevidade, neste caso de dez anos de existência, os Moonshiners levam ao palco do Vapor o blues e o rock. A estes nomes junta-se Scúru Fitchádu, projeto que salta da eletrónica bass, à matriz africana, do punk rock ao metal, resultado de todas as vivências de um afrodescente que acumulou estímulos artísticos e de vivências geográficas variadas.

Com vista a promover uma maior relação com a comunidade local, o Festival Vapor conta com uma Performance de Comunidade, dinamizada pela estrutura artística ondamarela.

Nesta edição, o festival reforça também as atividades ligadas à literatura e cinema e promove uma maior relação com as escolas e a comunidade local. No cinema, o Vapor recebe uma extensão do Festival Internacional Planos, com exibição de curta-metragens com temas que vão desde o Sci-Fi ao Steampunk.

A par das exposições, feira do livros, oficina de escrita criativa, feiras e divertimentos, o Festival Vapor conta com atividades para os mais novos, específicas para os diferentes ciclos escolares – 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário.

A programação completa será divulgada em breve.

Os bilhetes estão à venda e têm duas fases de valores: até 31 de agosto, custam 15€ (passe de 3 dias) e 6€ (bilhete diário) e a partir de 1 de setembro, custam 20€ (passe de 3 dias) e 8€ (bilhete diário). Bilhetes à venda na Ticketline, na BOL, e no Entroncamento: Museu Nacional Ferroviário, Posto de Turismo, Serviço de Águas da Câmara e Piscinas Municipais. A entrada é paga a partir dos 12 anos de idade.