Escola do Entroncamento vence prémio internacional com Kit de rastreio do cancro da mama
O projeto do grupo de 4 alunos da Escola Secundária do Entroncamento “Prints for Pink”, um ‘kit’ rápido e fácil de transportar utilizado no rastreio do cancro da mama, ganhou o primeiro prémio do concurso “The Challenge”, da Fundação La Caixa.
Com a orientação da professora de Biologia, Marta Azevedo, este grupo encetou estudos científicos e formas de conceber e estruturar o kit “Prints for Pink”, que utiliza uma zaragatoa de impressões digitais para análise molecular, um rastreio não invasivo, sendo de fácil transporte e utilização, aumentando significativamente a capacidade de rastreio.
A professora destacou que a curiosidade de um projeto deste género ter sido realizado por 4 rapazes, Afonso Fazendeiro, Afonso Ferreira, Gonçalo Falcão, João Pedro Matos, e refere que neste caso a ideia veio de um deles cuja mãe foi diagnosticada com cancro da mama.
A próxima fase deste projeto e na qual os alunos estão agora empenhados será a de angariar apoios para materializar o Kit de deteção precoce que pode salvar vidas em todo o mundo.
Este concurso direcionado a alunos do secundário, contou nesta edição com a participação de dois mil projetos, dos quais 100 foram selecionados para o campus de Barcelona e 17 (15 espanhóis e dois portugueses) foram os vencedores nas diversas seções propostas, com os alunos do Entroncamento a serem contemplados com uma viagem formativa aos Estados Unidos.
O Município do Entroncamento felicita os alunos, a professora e o AECE – Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento pela obtenção deste prémio que muito orgulha a nossa comunidade.