Entroncamento celebra hoje o 79º aniversário da elevação a concelho
O Entroncamento celebra hoje, dia 24 de novembro, o 79º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste pequeno concelho, criado a 24 de novembro de 1945.
O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respetivamente.
O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção que “a nossa ambição foi, desde o início, uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade. De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital”.
Destacou que em resultado do trabalho desenvolvido, o Entroncamento tem sido alvo de várias distinções, nomeadamente de Cidade Educadora desde 2021, “Autarquia + Familiarmente Responsável desde 2020, de Município Amigo do Desporto desde 2021, tendo recebido o selo da Qualidade da Água para Consumo Humano em 2023 e em 2024 os prémios de excelência autárquica nas áreas do Desporto, Cultura e Ação Social.
Jorge Faria afirmou ainda que “apesar de estarmos no último ano do nosso mandato não deixamos de continuar a trabalhar ativamente para o futuro da nossa cidade e o orçamento para 2025 será o maior de sempre e que representa o culminar de um ciclo de desenvolvimento e investimento que visa melhorar a qualidade de vida da população, garantido a sustentabilidade do município no futuro.”
O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, na sua intervenção destacou “o que temos de melhor na cidade, os recursos humanos, a juventude, a qualidade de vida, o dinamismo das associações e clubes, as potencialidades decorrentes da nossa posição privilegiada no país ….. em especial o património e identidade ferroviário, valorizando o que é mais importante e que nos une a todos que é o Entroncamento.
Seguiu-se posteriormente no Largo José Duarte Coelho, a entrega de uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, um investimento do Município no valor de 77.915,30 €.
Esta data foi também escolhida para inaugurar a Reabilitação do Bairro do Boneco – Bairro Ferroviário, um investimento superior a 2 milhões de euros. Este espaço irá receber brevemente o Centro Nacional de Documentação Ferroviária e no futuro o Centro de Ciência Viva.
Ao final da tarde pelas 17h30 será inaugurada a iluminação de natal da cidade e para encerrar as comemorações, o Cineteatro São João acolhe pelas 18h00, o espetáculo “Celebrar a vida…” de Teresa Tapadas.