Aprovação do Plano Municipal de Emergência

 

O Plano Municipal de Emergência do concelho do Entroncamento foi aprovado, no dia 28 de janeiro, em reunião da Comissão Nacional de Proteção Civil, aguardando agora publicação em Diário da República.

 

Este plano elaborado internamente pelo Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Fernando Lima, com o apoio técnico do CDOS – Santarém é um documento de apoio à decisão em caso de acidente grave ou catástrofe.

 

É uma ferramenta que permite à Câmara Municipal, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, aumentar os níveis de proteção dos cidadãos e do património, garantindo uma resposta oportuna e coordenada no âmbito da proteção e do socorro.       Define de que maneira as pessoas, os bens e o ambiente devem ser protegidos em caso de catástrofe ou acidente grave ou sua iminência.      

Os objetivos fundamentais são:  

- Prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe dele resultante;      

- Socorrer e assistir no território municipal as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores ambientais e de elevado interesse publico;  

- Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas afetadas por acidente grave ou catástrofe.      

 

Os Planos Municipais Emergência de Proteção Civil são definidos por Lei e de salientar que até à presente data apenas 2 Planos Municipais de Emergência foram aprovados no Distrito de Santarém, Entroncamento e Coruche.

Bloco A da Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d´Andrade a funcionar em pleno

 

Entrou em pleno funcionamento o bloco A da Escola Dr. Ruy d'Andrade. Este bloco, o primeiro a ser construído na empreitada de remodelação da escola, foi aberto aos alunos no início do ano letivo, faltando-lhe ainda algumas valências.

 

Este mês de janeiro, com o início do 2º período foram disponibilizados os serviços em falta: serviço de refeitório, bar e reprografia/papelaria, situados no piso térreo do bloco A.

 

De forma a criar melhores condições de conforto e qualidade aos alunos desta escola foram criados espaços mais amplos, luminosos e coloridos, tendo em conta a faixa etária dos seus utilizadores.

 

O espaço da reprografia/papelaria dispõe de uma maior organização facilitando aos alunos a escolha dos materiais pretendidos.

 

No refeitório e bar foram utilizados na decoração cadeiras e tabuleiros em tons alegres e jovens e foi feita uma organização do espaço de forma a tornar mais funcional e promover o convívio entre os alunos.

Reunião de Trabalho com Deputados eleitos pelo PS

 

No âmbito da iniciativa do Partido Socialista (PS) ao nível nacional "A Saúde no País", no dia 20 de janeiro, os Deputados do PS eleitos pelo Distrito de Santarém, Deputada Idália Serrão e o Deputado António Gameiro, efetuaram uma visita ao Médio Tejo, tendo inclusivamente reunido com a Câmara Municipal.

 

Foi abordada, a questão dos serviços prestados pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo, tendo o executivo manifestado grande apreensão relativamente ao funcionamento das urgências hospitalares e a preocupante diminuição do número de partos ocorridos no ano de 2013.

Nesta reunião, foram abordados igualmente diversos temas de grande relevância para o desenvolvimento do Concelho, nomeadamente:

§ Os projetos da construção da Nova Esquadra da Policia;

§ A renovação e beneficiação da Estação Ferroviária do Entroncamento;

§ A Supressão da Passagem de Nível da Linha da Beira Baixa com ligação ao Concelho de Vila Nova da Barquinha; bem como O Viaduto Eugénio Dias Poitout - Estrada Nacional 3, em que foi vincada a necessidade de uma intervenção de manutenção urgente por parte do Instituto das Estradas de Portugal;

§ Foi igualmente abordada a questão do financiamento da Construção da Nova Escola Dr. Ruy D'Andrade, uma vez que esta deveria ser uma obra a custo zero para a autarquia, e o que se prevê é que venha a ter um encargo financeiro superior a 750.000 €, pelo que se torna imperioso que o Ministério da Educação reforce as verbas sob pena de esta situação originar fortes constrangimentos financeiros na gestão desta autarquia, colocando inclusivamente em causa a implementação de novos projetos.

Iluminação eficiente e Amiga do Ambiente

 

A Câmara Municipal do Entroncamento aderiu ao programa piloto apresentado pela EDP relativo à instalação de luminárias LED, num investimento total de cerca de 27.000 €.

 

A Autarquia em parceria com a EDP vai instalar 94 luminárias (candeeiros) na Avenida Dr. José Eduardo Victor das Neves (Av. da Estação).

 

Prevê-se que este tipo de lâmpadas permita uma redução de cerca de 80% do consumo de energia.

Abertura de Concurso Público para Empreitada de Conservação de Rede Viária

Edificio CME 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi aprovada, na Reunião de Câmara de 21 de janeiro, a abertura de procedimento de concurso público para a empreitada, denominada: Conservação de rede viária – manutenção de arruamentos, estacionamentos e passeios em vários pontos da cidade.

 

Esta empreitada tem uma estimativa máxima orçamental de 177.000€ (cento e setenta e sete mil euros) e um prazo de execução de 2 meses.

Adesão do Município à ViaCTT

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Agora já pode receber as suas faturas da água em formato digital.

 

O Município do Entroncamento, de acordo com a sua política que visa contribuir, de forma sustentada, para a qualidade de vida dos cidadãos do concelho, aderiu à ViaCTT e iniciou o envio das suas faturas através deste serviço, já no presente processamento.

 

A ViaCTT é uma caixa postal eletrónica que permite receber, organizar e arquivar, em formato digital, a correspondência de uma forma gratuita, fiável e de fácil acesso.

 

A ViaCTT permite ao cidadão:

• ATIVAR ENTIDADES e RECEBER correio em formato digital;

• PAGAR faturas ou outros documentos;

• Receber ALERTAS de aviso por e-mail ou SMS;

• PARTILHAR documentos com outros utilizadores;

• GRAVAR ou imprimir os documentos recebidos

 

As várias vantagens da adesão à Via CTT são o custo zero, a sustentabilidade e responsabilidade social, a fiabilidade, a universalidade, a liberdade e a conveniência.

 

Como ativar a ViaCTT?

Para ativar a sua Caixa Postal Eletrónica pode escolher o meio que achar mais conveniente:

• www.viactt.pt

Registe-se no site ViaCTT e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados para o serviço ViaCTT.

• Estação de Correios

Receba um Código Temporário de Utilizador e complete a ativação da sua caixa em www.viactt.pt

 

 

Folheto Informativo

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