
Contactos
249 720 400 (Chamada rede fixa nacional)
Largo José Duarte Coelho 2330-078 | Entroncamento
geral@cm-entroncamento.ptA Galeria Municipal acolhe, entre os dias 4 e 20 de abril, a Exposição Itinerante “Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém – 50 anos de Identidade e Missão”.
A Exposição Coletiva dos Alunos do 11º Ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento “Desenhos dos Desenhos” Interpretação de uma obra de arte, estará patente, entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro, na Galeria Municipal.
Galeria Municipal acolhe Exposição Documental Comemorativa
No âmbito das Comemorações do 79º Aniversário do Concelho do Entroncamento, a Galeria Municipal do Entroncamento acolhe, entre os dias 21 de novembro e 5 de dezembro, a Exposição Documental Comemorativa “A Chegada do Ensino Técnico Profissional ao Entroncamento” (1964-2024).
Antes de outubro de 1964, não havia, no Entroncamento, escola pública de Ensino Técnico Profissional, o que obrigava os muitos alunos que dele necessitavam, para uma futura profissão, a procurar as Escolas Técnicas de Tomar e Torres Novas. O decreto 45980, de 20 de outubro de 1964, que criou no Entroncamento uma Secção da Escola Industrial e Comercial de Tomar, veio colmatar essa lacuna, e tornar possível o desejo de muitos alunos e suas famílias, de prosseguirem estudos.
Esta exposição é uma organização do Município e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e conta com a coordenação: Profª Manuela Poitout.
A inauguração da Exposição Comemorativa Documental decorrerá no dia 21 de novembro, pelas 18h00 e poderá ser visitada até ao dia 5 de dezembro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Foyer do Cineteatro S. João acolhe Exposição de Presépios e Registos
O Foyer do Cineteatro São João acolhe, entre os dias 22 de novembro e 6 de janeiro, a Exposição de Presépios e Registos, de Maria de Fátima Gomes Pereira de Lima.
Natural de Riachos – Torres Novas, aposentou-se em 2002, tendo posteriormente integrado um grupo que se dedica à execução de Presépios e Registos em Torres Novas.
Um ano mais tarde, em conjunto com a Direção e com a Professora Fátima Simoa, criou um outro grupo no Museu Agrícola de Riachos. Realizou várias exposições coletivas nomeadamente em Tomar, Torres Novas, Golegã, Riachos e Marvão.
A Exposição de Presépios e Registos, que estará patente no Entroncamento é a primeira Exposição Individual da autoria de Maria de Fátima Gomes Pereira de Lima.
A inauguração desta exposição decorrerá na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 17h00, e poderá ser visitada todos os dias em que decorrem eventos no Cineteatro São João.
A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe, entre os dias 31 de outubro a 14 de novembro, a Exposição de Desenho “Caminhos de Ferro, Caminhar com Arte”, dos alunos das turmas 6º A, 6º B e 6ª C, da Escola Dr. Ruy d’ Andrade, do Entroncamento
.
“O Entroncamento e a linha férrea como charneira de desenvolvimento da região e do País” é o mote desta exposição organizada pelo Município em parceria com o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.
O tema dos caminhos de ferro foi desenvolvido pelos alunos de três turmas do segundo ciclo (6º ano), na disciplina de Educação Visual. São essencialmente desenhos de observação em grafite, sobre esta temática dos comboios, estando os mais significativos apresentados nesta exposição. – Prof. Fernando Ferreira.
A inauguração da Exposição de Desenho “Caminhos de Ferro, Caminhar com Arte”, será inaugurada no dia 31 de outubro, quinta-feira, pelas 17h00 e poderá ser visitada até ao dia 14 de novembro de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
14 a 29 setembro| Entroncamento
Galeria Municipal acolhe Exposição de Aguarela “Por Estas Linhas”
A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe, entre os dias 14 e 29 de setembro, a Exposição de Aguarela “Por Estas Linhas”, de Manuel Ferreira da Silva – AVAFER.
O Município pretende, com esta exposição, promover a divulgação e a promoção da arte e do associativismo sobre a temática ferroviária.
Manuel Ferreira da Silva, mais conhecido no meio ferroviário como Manuel Diogo, sempre foi um entusiasta do caminho de ferro manifestado através da arte. Recolhendo informação através de fotografias e fontes bibliográficas, utilizou a técnica de aguarela para dar a conhecer o universo ferroviário do tempo do vapor. A família do artista doou as obras à AVAFER com intuito de fazer a sua divulgação itinerante pelo país.
A inauguração da Exposição decorrerá no próximo sábado, dia 14 de agosto, pelas 17h00 e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Atendendo ao calendário do Festival Vapor, esta exposição estará excecionalmente aberta ao público no domingo, dia 29 de setembro, sendo o horário o mesmo de sábado.
249 720 400 (Chamada rede fixa nacional)
Largo José Duarte Coelho 2330-078 | Entroncamento
geral@cm-entroncamento.pt